Postado em 04 de Janeiro de 2018 às 15h33

Doação de Órgãos

Gestão de Saúde (31)

Santa Catarina mantém liderança de doações no País.

Santa Catarina continua liderando o ranking no número de doações de órgãos para transplantes no País. O estado consolidou um sistema de transplantes que é referência também internacional. Segundo levantamento da SC Transplantes, em outubro de 2017, Santa Catarina atingiu a marca de 39 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto a média nacional foi de 16,5 doadores por milhão de população.

Até setembro de 2017, a SC Transplantes registrou 197 doações efetivas de órgão, 438 doações efetivas de tecido ocular e 938 transplantes de órgãos e tecidos em Santa Catarina.

Os investimentos em logística e em treinamentos das equipes dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores e abordagem junto às famílias, são os fatores determinantes para os resultados alcançados. Este ano, foram capacitados cerca de 800 profissionais de hospitais públicos e particulares.

Os números

Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente Os números De acordo com o Ministério da Saúde, nas regiões Sul e Sudeste, cerca de 30% das famílias se recusam a fazer a doação dos órgão de...

De acordo com o Ministério da Saúde, nas regiões Sul e Sudeste, cerca de 30% das famílias se recusam a fazer a doação dos órgão de parentes falecidos, e nas regiões Norte e Nordeste, o percentual de recusa chega a 40%.

Ao todo, 2.983 pessoas foram doadoras de órgãos em 2016, sendo 357 para o transplante de coração. O aumento desse tipo de procedimento foi de 13% no período.

O número de transportes de órgãos feitos pela Força Aérea Brasileira (FAB) aumentou de cinco, em 2015, para 172 em 2016. Desde junho de 2016, a FAB tem uma aeronave à disposição para o transporte de órgãos ou de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação à fila de espera, cerca de 41 mil pessoas aguardavam por um transplante em 2016, a maioria de rim (24.914).

Veja também

Cabeça e coração18/12/19 Relação bidimensional entre depressão e doenças cardiovasculares desafia medicina a aprimorar diagnóstico e tratamento Por Keli Magri O que os transtornos mentais têm a ver com as doenças clínicas? A medicina alerta: tudo! Uma pode agravar o quadro da outra e atuando juntas tendem a aumentar o risco de morte e a piorar o prognóstico. É o......
Setembro Amarelo11/09/17Campanha visa conscientizar a população para a prevenção do suicídio. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove, anualmente, a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo principal de informar corretamente a população acerca da prevenção do suicídio. Em 2016, a campanha......
Unidades Básicas de Saúde serão informatizadas15/08/17Unidades básicas de saúde estarão informatizadas até o fim de 2018, diz ministro. Até 2018, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do País estarão informatizadas, disse ontem (14) o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo ele, cerca de 15 mil UBSs já são informatizadas......

Voltar para NOTÍCIAS