Postado em 04 de Janeiro de 2018 às 15h33

Doação de Órgãos

Gestão de Saúde (33)

Santa Catarina mantém liderança de doações no País.

Santa Catarina continua liderando o ranking no número de doações de órgãos para transplantes no País. O estado consolidou um sistema de transplantes que é referência também internacional. Segundo levantamento da SC Transplantes, em outubro de 2017, Santa Catarina atingiu a marca de 39 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto a média nacional foi de 16,5 doadores por milhão de população.

Até setembro de 2017, a SC Transplantes registrou 197 doações efetivas de órgão, 438 doações efetivas de tecido ocular e 938 transplantes de órgãos e tecidos em Santa Catarina.

Os investimentos em logística e em treinamentos das equipes dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores e abordagem junto às famílias, são os fatores determinantes para os resultados alcançados. Este ano, foram capacitados cerca de 800 profissionais de hospitais públicos e particulares.

Os números

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Os números De acordo com o Ministério da Saúde, nas regiões Sul e Sudeste, cerca de 30% das famílias se recusam a fazer a doação dos órgão de...

De acordo com o Ministério da Saúde, nas regiões Sul e Sudeste, cerca de 30% das famílias se recusam a fazer a doação dos órgão de parentes falecidos, e nas regiões Norte e Nordeste, o percentual de recusa chega a 40%.

Ao todo, 2.983 pessoas foram doadoras de órgãos em 2016, sendo 357 para o transplante de coração. O aumento desse tipo de procedimento foi de 13% no período.

O número de transportes de órgãos feitos pela Força Aérea Brasileira (FAB) aumentou de cinco, em 2015, para 172 em 2016. Desde junho de 2016, a FAB tem uma aeronave à disposição para o transporte de órgãos ou de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação à fila de espera, cerca de 41 mil pessoas aguardavam por um transplante em 2016, a maioria de rim (24.914).

Veja também

SUS oferece curso grátis sobre medicamentos fitoterápicos08/08/17Cultivo de plantas medicinais, preparação e uso de remédios caseiros são alguns dos assuntos do curso. Quase 11 mil pessoas já se inscreveram para um curso gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O “Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde” é uma introdução sobre o uso seguro desses componentes, fortalecendo ações e serviços de Práticas Integrativas e Complementares......
Confirmado primeiro caso autóctone de chikungunya em SC09/03/18DIVE confirma primeiro caso autóctone de febre chikungunya em Santa Catarina. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) confirmou o primeiro caso autóctone de febre chikungunya em uma pessoa residente no município de Cunha Porã, na Microrregião Oeste de Santa Catarina.O diagnóstico......
Gerenciamento de Resíduos Líquidos de Serviços de Saúde19/12/18Sistemas Fechados de Aspiração de Fluidos Corpóreos. A legislação que zela pelo gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) recentemente editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a RDC 222, classifica os fluidos......

Voltar para NOTÍCIAS