Postado em 22 de Agosto de 2017 às 15h53

Congresso Catarinense de Saneamento

Gestão Pública (24)

Congresso reunirá em Florianópolis especialistas mundiais em saneamento.

Santa Catarina abriga, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, um dos maiores eventos nacionais sobre saneamento. Tecnologias avançadas de tratamento de água e esgoto, qualidade de águas costeiras, balneabilidade, emissários submarinos na América Latina, gestão de recursos hídricos, gestão da água e ambiente são os principais temas do Congresso Catarinense de Saneamento/Feira de Saneamento, que se realizarão no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, em Florianópolis.

Organizados em parceria entre Casan e Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge/SC), os encontros terão como tema principal “Tratar a água é tratar a vida". O congresso contará com palestrantes que são referências mundiais no setor, como o professor George Tchobanoglous, da Universidade da Califórnia em Davis, especialista em tratamento de esgoto e reuso de água.

Mais de 30 empresas expositoras participarão da primeira Feira de Saneamento, compartilhando sua expertise na área. Entidades como a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da SC (Crea) já se associaram ao evento. Os encontros são direcionados a profissionais de empresas públicas e privadas de saneamento, a estudantes de áreas como engenharia sanitária e ambiental, engenharia química e gestão ambiental e também as áreas médicas. As inscrições devem ser realizadas no site concasan2017.com.br.

Principais palestrantes

George Tchobanoglous
Professor emérito no departamento de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente na Universidade da Califórnia, autor ou coautor de mais de 375 publicações, incluindo 14 manuais e cinco livros de referência na área da Engenharia. O Professor T, como é mais conhecido, também faz consultoria editorial para a série de livros Water Resources and Environmental Engineering, da editora McGraw-Hill. Seus manuais são usados em mais de 225 escolas e universidades somente nos Estados Unidos, destacando-se entre eles Principles of Water Treatment, Handbook of Solid Waste Management e Wastwater Engineering: Treatment and Reuse. Professor George T, como é conhecido entre colegas e alunos da Universidade da Califórnia em Davis, falará sobre o tratamento de esgotos do século 21, reúso potável de esgoto e novos conceitos como o Net-Zero Water Management.

Menahem Libhaber
O engenheiro israelense colaborou com publicações importantes como o Sustainble Treatmente and Reuse of Municipal Wastewater e Marina Wastewater Outfalls and Treatmente Systems, que trata dos aspectos tecnológicos e ambientais referente a emissários submarinos. No evento irá abordar os emissários submarinos como solução de tratamento e disposição de esgotos em cidades costeiras e sua a experiência com emissários na América Latina.

Claudia Lamparelli
A doutora Clausia Lamparelli é especialista em qualidade das águas costeiras da companhia de Meio Ambiente de São Paulo, CETESB. Sob sua coordenação estão os programas de avaliação da balneabilidade e qualidade das praias do Estado de São Paulo. Cláudia irá abordar como ações de saneamento trazem reflexos na balneabilidade e nos indicadores ambientais.

Carlos E. M. Tucci
PhD Recursos Hídricos (Colorado State University), professor titular aposentado do IPH/UFRGS e Feevale, autor de mais de 300 artigos científicos, livros e capítulos de livros. Consultor atuando nos últimos 35 anos junto a empresas e entidades nacionais e internacionais, como Unesco, Banco Mundial, BID, ANEEL, ANA e Itaipu. Atua em Águas Urbanas, Modelagem de Sistemas Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e Alerta de Sistemas Hídricos, Gestão de Água e Meio Ambiente. Tucci foi premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

Francisco Gross
O engenheiro civil sanitarista Francisco Gross é professor na Universidade de Montevideo (Uruguai) e especialista em tratamento de água e esgoto com experiência prática e acadêmica ao longo de mais de 30 anos de atuação. Possui vasta experiência na aplicação de tecnologias avançadas de tratamento de água/esgoto: clarificação por flotação por ar dissolvido, processos combinados físico-químico e biológicos de biofilme, etc. que tem permitido implantar soluções compactas. No evento irá abordar a temática vinculada a novas tecnologias avançadas aplicadas ao tratamento de água e esgoto como ferramenta estratégica.

Tobias Bleninger
Possui doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental do Karlsruhe Institute of Technology (2006) na Alemanha e graduação em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente da mesma universidade onde também liderou o grupo de Environmental Fluid Mechanics até 2009. Desde então trabalha como professor em Mecânica dos Fluidos Ambiental e Matemática Aplicada na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos, aplicando métodos numéricos, fazendo medições em campo e em laboratório. Entre seus temas principais de pesquisa estão estudos de emissário submarinos, projetos de hidráulica de hidrovias e fenômenos de transporte em reservatórios.

Pablo Sezerino
Engenheiro Sanitarista e Ambiental formado no ano de 1999 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia Ambiental diplomado no ano de 2006 pela UFSC, com período de Estágio de Doutoramento no ano de 2004 na Universidade Técnica de Munique (TUM – Alemanha). Possui publicações em periódicos internacionais e nacionais versando sobre a temática do tratamento local/individual de esgotos doméstico/sanitário. É coautor de livro “Aplicação de sistemas tipo wetlands no tratamento de águas residuárias”. Coordenador do grupo nacional Wetlands Brasil. Editor do Boletim Wetland Brasil (ISSN 2359-0548). Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Supervisor do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado – GESAD/UFSC. Pesquisa e trabalha mais de 20 anos com a temática do tratamento local/individual de esgotos doméstico e sanitário.

 

*Fonte: Gerência de Comunicação Social da Casan

Veja também

Cultivo nas alturas em São Paulo27/01/20 Engenheiro e ecóloga criam primeira telha hidropônica do mundo Angela Piana Você é daqueles que sempre sonhou em ter um telhado verde na sua casa? Não falo só da ideia de colocar plantas para absorção da água da chuva e melhora da umidade e temperatura. Imagine ter telhas que permitem criar, em qualquer estrutura, um jardim, uma horta ou uma......
Hoje Brumadinho...e amanhã?16/04/19O alarme não soou e quando se percebeu, a lama já arrastava tudo o que estava pela frente. Por Tuanny de Paula Sem aviso e um barulho estrondoso. Esse é o relato dos moradores do município de Brumadinho/MG sobre o rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, administrada pela empresa Vale. O desastre aconteceu......
Cultivo de ostras e mexilhões interditado em SC24/10/17Comercialização de ostras e mexilhões continua interditada durante esta semana. A interdição da comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões devido à presença de toxina paralisante (PSP) no Litoral de Santa Catarina, anunciada na última semana pela Secretaria de......

Voltar para NOTÍCIAS