Postado em 27 de Julho de 2017 às 14h44

Brasil diminui uso de substâncias que afetam camada de ozônio

Gestão Pública (24)

Em compromisso com Protocolo de Montreal, País já eliminou 34% do consumo de Hidroclorofluorcarbonos, usados na produção de ar-condicionados e geladeiras.

O Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), substâncias que afetam a camada de ozônio, já possibilitou a retirada de 34% do consumo brasileiro desses elementos, cuja meta é de 35% para o ano de 2020, conforme o estabelecido pelo Protocolo de Montreal.

O HCFC é importado para a fabricação de geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e expansão de espuma para móveis como sofás e colchões.

A segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, o PBH, tem o compromisso de retirar das cadeias produtivas 51,6% dessas substâncias a partir de janeiro de 2021. A substância deve ser banida em 2040.

Em alguns dias será concluída a minuta da Instrução Normativa apresentada em reunião do Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que ocorreu na última semana. O documento foi bem recebido pelas associações que representam os setores produtivos e deverá ser submetido à apreciação em consulta pública até o fim do ano.

A coordenadora-geral de Proteção da Camada de Ozônio do MMA, Magna Luduvice, explica que a evolução tecnológica já garante uma transição sem grandes impactos para a indústria. “Há várias opções de substituição que podem ser adaptadas a cada setor”, destaca. 

Protocolo de Montreal

O protocolo sobre substâncias que destroem a camada de ozônio é um tratado internacional que entrou em vigor em 1989. O documento assinado pelos países impôs obrigações específicas, em especial a progressiva redução da produção e do consumo das substâncias nocivas, até sua total eliminação. É o único acordo ambiental multilateral cuja adoção é universal: 197 estados assumiram o compromisso.
 

*Fontes: Portal Brasil e Ministério do Meio Ambiente

Veja também

Um pedaço do paraíso09/06/17O segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros a lazer no Brasil, Foz do Iguaçu se destaca pelas suas belezas naturais em uma região trinacional. Em meio a brasileiros, argentinos e paraguaios, encontra-se um refúgio da natureza. E isso falando apenas da região da Tríplice Fronteira, já que a cidade de Foz do Iguaçu é visitada por pessoas de todo o mundo (foram mais de 2 milhões apenas em 2012). Localizado no extremo oeste do Paraná, o município possui cerca de 264 mil habitantes e tem sua......
O boom dos patinetes elétricos09/07/19 Veículos alternativos compartilhados viram febre no Brasil e desafiam as cidades para regulamentação do uso Os patinetes elétricos chegaram no Brasil no ano passado e já são sucesso em 13 cidades do país......
SC em alerta com a chuva17/01/18Treze municípios catarinenses registram ocorrências por causa das chuvas e Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos. Foto: Eveline Poncio/NSC TV As chuvas registradas em Santa Catarina nesta terça-feira (16) e madrugada de quarta-feira (17) causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos e inundações em 13 municípios. Até......

Voltar para NOTÍCIAS