Postado em 22 de Março de 2021 às 10h30

Dia Mundial da Água

Especial (28)

Danos ambientais e mudanças climáticas agravam a crise hídrica

Sem água, a vida humana na terra é inviável. Para se ter uma ideia, uma pessoa precisa de 110 litros de água por dia para que suas necessidades básicas de sobrevivência sejam atendidas.

Cada vez que abrimos a torneira ou consumimos qualquer produto, é preciso lembrar que a água é finita e que tudo depende dela: alimentação, vestimenta, transporte, moradia, saúde... O valor da água é inestimável!

No Brasil, o consumo médio diário de água é de 153,9 litros por habitante. Quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao abastecimento de água, informa relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano base 2019).

A escassez de água afeta 40% da população mundial. Uma a cada três pessoas vive sem acesso à água potável.
Todos os dias são desperdiçadas 7,1 mil piscinas olímpicas de água potável.

O subsolo brasileiro recebe cerca de 4.329 milhões de metros cúbicos de esgotos por ano. Cerca de 2 milhões de piscinas olímpicas de esgoto são despejadas por ano de forma indevida na natureza, relata o Instituto Trata Brasil.

A gestão incorreta de resíduos e efluentes reduz a disponibilidade de recursos hídricos: a poluição do solo, rios e lagos afeta seriamente os reservatórios de água potável.

Doenças relacionadas à água são responsáveis por cerca de 350 mil internações hospitalares, conforme dados do IBGE.

Investimentos em acesso à água, tratamento de resíduos e esgoto geram economia em saúde pública e melhoram as condições de vida. A reutilização da água é alternativa confiável para vários fins.

Faça sua parte. Reduza, reuse, recicle, repense!

Veja também

Margens Ameaçadas22/06/17Considerado o quinto mais poluído do Brasil, o rio Gravataí é também responsável pelo abastecimento de mais de 1,5 milhão de pessoas. Reportagem e fotos: Carla Tesch Vencedora do VIII Prêmio Unochapecó-Caixa de Jornalismo Ambiental As margens do Rio Gravataí, no Rio Grande do Sul, são a primeira imagem que Osnildo, o Cataúcho, vê todas as manhãs ao acordar. Sentindo-se privilegiado, ele é um dos poucos moradores do município de Gravataí que tem a casa banhada por suas......
Os perigos dos cigarros eletrônicos29/05/20 Brasil tem casos suspeitos de doenças pulmonares provocadas pelo uso dos dispositivos. Nos Estados Unidos, o assunto é tratado como epidemia Eles não causam mau hálito, não espalham bitucas, não possuem mau cheiro......
Nutrição e informação16/10/20 Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 16 de outubro de 1981 A obesidade e outras formas de desnutrição afetam uma em cada três pessoas no mundo. As projeções indicam que essa......

Voltar para NOTÍCIAS