Postado em 13 de Outubro de 2017 às 15h03

O aroma das flores

Vida Saudável (34)

A chegada da primavera aumenta os riscos de doenças respiratórias.

Durante a primavera o cenário se transforma, árvores florescem e a temperatura se eleva. Além da beleza, a estação das flores traz consigo doenças alérgicas aos indivíduos previamente sensibilizados aos pólens. Espirros, coriza, coceira no nariz, irritação na garganta e tosse são alguns sinais que podem aumentar nesta época do ano.

“As doenças alérgicas mais comuns durante a primavera são: rinites, conjuntivites e asma, que poderão aparecer isoladamente ou associadas. Exemplo muito comum são os indivíduos portadores de Rinoconjuntivites”, explica o alergista e imunologista Carlos Siqueira.

Conforme o médico, nessa época do ano haverá migração de pólens, principalmente, carreados através do vento, para longas distâncias e que, quando atingem indivíduos sensibilizados e alérgicos, resultarão em sinais ou sintomas de suas doenças.

As maiores concentrações de pólens no ar ocorrem no período da manhã, diminuindo no decorrer do dia e aumentando, posteriormente, no período vespertino. “A profilaxia é particularmente difícil. Evitar ou diminuir a exposição ao meio externo é complicado devido à necessidade da permanência dos indivíduos no meio ambiente exterior, em atividades de trabalho e lazer. Nos dias secos, quentes e com presença de ventos é recomendável ao paciente permanecer em ambiente fechado, utilizar óculos, principalmente, quando do uso de moto ou bicicleta, manter janelas fechadas em automóveis, evitar passeios em clubes de campo, cortar grama ou realizar trabalhos de jardinagem”, indica Siqueira.

Ao apresentar os sintomas, os portadores de doenças alérgicas devem procurar seu médico, preferencialmente, um especialista, para que possam ser orientados e medicados de maneira adequada, de acordo com sua doença. “Qualquer indivíduo poderá desenvolver, em qualquer época de sua vida, portanto, em qualquer idade, uma doença alérgica. Em relação às alergias aos pólens, a sensibilização se dá, mais comumente, em adolescentes e adultos jovens, mas não exclusivamente nestas idades”, lembra o alergista.

Veja também

Viver é mais que existir23/07/19 Qualidade de vida é o termômetro para medir o desenvolvimento das cidades. Qual é a febre da sua? Keli Magri Na hora de mudar de cidade, o que mais pesa na sua escolha? Oferta de trabalho? Segurança? Índices públicos de saúde? Acesso à educação? Mobilidade urbana? A quantidade de áreas verdes? Praias? Espaços para lazer? E se......
Febre Amarela causa preocupação no Brasil25/01/18São Paulo segue com maior número de casos, com 61 confirmados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 130 casos de febre amarela no País, sendo que 53 vieram a óbito, no período de 1º julho de 2017 a 23 de janeiro de 2018. No mesmo período do ano anterior,......
Cuidados com as doenças de pele no verão22/12/17O câncer de pele é considerado o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos estipulados no País. Por Samara Grando Com o início de dezembro, logo começam os preparativos para as férias de verão. A estação mais quente do ano é a escolhida por muitas pessoas para viajar, visitar familiares e, com isso,......

Voltar para NOTÍCIAS