Postado em 17 de Janeiro de 2018 às 14h21

SC em alerta com a chuva

Gestão Pública (24)

Treze municípios catarinenses registram ocorrências por causa das chuvas e Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos.

Foto: Eveline Poncio/NSC TV

As chuvas registradas em Santa Catarina nesta terça-feira (16) e madrugada de quarta-feira (17) causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos e inundações em 13 municípios. Até às 11h30 desta quarta, são 13 desabrigados, 10 desalojados e 12 residências atingidas. Em Gaspar, na localidade de Santa Terezinha, um abrigo foi aberto e 13 pessoas estão no local. Em Joinville, também foi instalado um abrigo no bairro Jardim Sofia, na Escola de Educação Básica Rodrigo Lobo. A estrutura conta com 10 salas disponíveis para 200 pessoas.

A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado por meio das coordenadorias regionais.

A chuva já superou os 100mm em vários municípios de Santa Catarina. Esses valores representam mais do que se espera para o mês inteiro em algumas regiões. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, pois há risco para deslizamentos de terra, especialmente em Brusque, Joinville, Blumenau e Florianópolis. O secretário-adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, informou que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Conforme o último relatório da Defesa Civil, os municípios afetados foram Florianópolis, Coronel Martins, Brusque, Chapecó, Blumenau, Presidente Nereu, Xaxim, Galvão, Gaspar, Joinville, Rio do Sul, Itapema e Salete. A previsão da Epagri/Ciram indica a continuidade das chuvas, principalmente nesta quarta e quinta-feira.

Até sexta-feira (12), a Defesa Civil havia divulgado 21 cidades catarinenses que registraram danos por causa das chuvas. Apenas em Florianópolis, 1.230 pessoas encontravam-se desalojadas (que estão em casas de amigos ou parentes) e 155 desabrigadas (que não têm para onde ir). Ao menos 30 residências estão interditadas por risco de desmoronamento.

Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Foto: Graciela Andrade/NSC TV
Foto: Graciela Andrade/NSC TV
Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Foto: Vanderlei Rodrigues/Divulgação
Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Revista Servioeste - Saúde e Meio Ambiente - Foto: Defesa Civil SC/Divulgação
Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

Previsão do Tempo

A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica presença de sol na maior parte de Santa Catarina, com chuva fraca no Litoral pela manhã e a com pancadas de chuva partir da tarde em todas as regiões, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral.

O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, alerta para a condição de chuva mais intensa a partir da noite, próximo ao Paraná nas regiões do Meio-Oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis. “As pessoas devem acompanhar a previsão do tempo diariamente porque os valores e previsão podem mudar”, disse.

A temperatura segue em elevação com sensação de ar abafado. O vento sopra de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Para a quinta-feira, 18, a previsão aponta aberturas de sol e calor na maior parte do dia no Estado, com chuva na madrugada e início da manhã em todas as regiões, mais intensa no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

A partir da tarde, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva em todas as regiões. Condição de chuva mais intensa e melhor distribuída do Planalto ao Litoral na madrugada e início da manhã, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no litoral de SC e RS. A temperatura estará elevada com sensação de ar abafado.

O vento soprará de noroeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

Na sexta, 19 e sábado, 20, pela manhã chuva fraca do Litoral e Planalto Sul, predomínio de sol na maior parte do período em todas as regiões de SC. Entre a tarde e noite destes dias ocorrem pancadas muito isoladas de chuva. A temperatura estará amena ao amanhecer em relação aos dias anteriores e com elevação rápida durante o dia.

Texto: Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa | Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Veja também

Saneamento Básico26/06 Senado Federal aprova PL que atualiza o marco regulatório do saneamento básico Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado foram responsáveis por foram 346,5 mil internações hospitalares em 2016, conforme dados do IBGE. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde a pedido da Folha de São Paulo, entre 2014 e 2019, os......
Horta comunitária13/10/17Proporcionando alimento, integração social e qualidade de vida. Reportagem: Daiana Verdério O sol ainda se insinua no horizonte quando o dia começa na horta comunitária do Conjunto Guaiapó, em Maringá, Paraná. Em meio aos canteiros de verduras e legumes transitam homens e......
O ar que você respira22/12/17A delicada relação entre a saúde humana e o meio ambiente. Por Carol Bonamigo Em 2014, o cineasta anglo-americano Christopher Nolan escreveu e dirigiu um aclamado filme de ficção científica. Em Interestelar, um futuro distópico não tão distante mostra um planeta Terra com......

Voltar para NOTÍCIAS