Postado em 24 de Novembro de 2020 às 10h19

Tratamentos de Resíduos de Serviços de Saúde

Especial (28)

Tipologia, características e níveis de periculosidade determinam tratamento

O tratamento de resíduos consiste na aplicação de método, técnica e/ou processo para desativar os riscos químicos e biológicos de materiais contaminados, de acordo com os padrões exigidos pelos órgãos reguladores (Anvisa e Conama), eliminando ou reduzindo os riscos de contaminação, acidentes ocupacionais e danos ambientais.

Existem diferentes tipos de tratamentos de resíduos de saúde. Qualquer tecnologia de tratamento (térmica, química ou por radiação) deve ocorrer em condições técnicas de forma a garantir segurança, evitar prejuízos à saúde, ao meio ambiente e atender aos padrões estabelecidos pelos órgãos de controle ambiental

A definição técnica pelo tipo de tratamento adequado passa pelo conhecimento da tipologia do resíduo, suas características e níveis de periculosidade especificados em normativas.

 

Conheça alguns tipos comerciais de tratamentos de RSS

Autoclavagem: este tipo de tratamento efetua a desinfecção dos resíduos através da aplicação de vapor saturado, no interior de uma câmara estanque, sem a presença de oxigênio, sob pressão superior a pressão atmosférica, cerca de 2,5 kgf/cm². Os resíduos são esterilizados a temperatura de 140ºC. O efluente (líquido) resultante do processo é enviado para estação de tratamento de efluentes. Os resíduos esterilizados devem ser depositados em aterro para resíduos Classe II devidamente licenciado.

Incineração: o tratamento por incineração consiste na destruição térmica realizada em incineradores sob alta temperatura (800 a 1200º) e fornece destruição quase completa do volume inicial. A técnica é utilizada em resíduos de alta periculosidade, ou que necessitam de destruição completa e segura. O resíduo proveniente deste processo é apena cinzas, já caracterizadas como resíduo classe II.

Microondas: é uma tecnologia de tratamento térmico a temperaturas que variam entre 95 e 105ºC, com vibrações eletromagnéticas de alta frequência, promovendo a desinfecção dos resíduos. São específicos para resíduos dos grupos A1, A2, A4 e E. As ondas eletromagnéticas de alta frequência eliminam organismos microbiológicos. Este sistema também promove a descaracterização e a redução do volume dos resíduos tratados. Os resíduos devem ser submetidos a processo de trituração e umidificação. Este tratamento não gera emissão de gases, efluentes líquidos, odor ou ruído prejudiciais ao meio ambiente, e não utiliza produtos químicos no processo de desinfecção. Os resíduos esterilizados devem ser depositados em aterro para resíduos Classe II devidamente licenciado.

Pirólise: caracteriza-se pela degradação térmica dos resíduos em atmosfera deficiente de oxigênio, capaz de estabilizar as características físico-químicas e biológicas dos resíduos, reduzindo o volume final do material. Os gases decorrentes do processo devem passar por tratamento de antes de serem emitidos na atmosfera. A técnica apresenta o potencial de geração de energia na forma de combustíveis.

Plasma (ou Tocha de plasma): considerado um dos estados da matéria, o plasma é basicamente um gás ionizado. O tratamento por plasma consiste em transformar os resíduos em gás e posteriormente em plasma, num sistema fechado e isolado. A tecnologia requer alto consumo de energia, portanto tem custo bastante elevado.

Gaseificação: A gaseificação pode ser definida como a oxidação parcial de material carbonáceo sólido ou semissólido (biomassa, resíduos, carvão, etc.), em temperatura mediana e pressão variável, por reação com um agente gaseificante (ar, vapor d’água ou gás carbônico). O produto principal da gaseificação é um gás combustível (potência térmica ou elétrica).

Aquecimento por óleo térmico: Ocorre por transferência de calor. O método possibilita a descaracterização e redução do volume do resíduo, com pequeno aumento do teor de umidade e do peso. Não emite gases tóxicos e efluentes líquidos, mas necessita de mão de obra especializada para operação e manutenção.

Ionização ou Radiação: Consiste em destruir os agentes patológicos presentes nos resíduos mediante sua exposição a radiações ionizantes. Deve-se realizar a trituração preliminar para melhorar a eficiência do procedimento. O um processo requer conhecimento tecnológico especializado e necessita de estruturas físicas adequadas. 

Veja também

Os desafios do licenciamento ambiental09/06/20 Mudanças na legislação para agilizar trâmites cobram melhores projetos dos empreendedores e exigem melhor estrutura dos órgãos de controle Quanto tempo demora para conseguir uma licença ambiental no Brasil? Essa pergunta não tem uma resposta exata, não só pela falta de legislação clara e objetiva, mas porque a própria lei......
Febre amarela: risco atual de infecção é grande14/07/20 A recusa em tomar a vacina facilita a transmissão e pode levar à morte Desde junho do ano passado, o número de macacos infectados pela febre amarela em São Paulo, Paraná e Santa Catarina levou o Ministério da......
O Mal do Século16/04/18Considerada a grande patologia desta geração, a depressão lidera a lista de doenças incapacitantes e atinge mais de 320 milhões de pessoas. Por Carol Bonamigo Há quase 18 anos, Fernando da Silva Smaniotto convive com os pensamentos pessimistas que o assombram. Situações que ameaçam sua segurança, doenças terminais incuráveis,......

Voltar para NOTÍCIAS