Postado em 22 de Abril de 2019 às 16h15

Dia do Planeta Terra

Resp. Ambiental (35)

O Dia do Planeta Terra foi criado para conscientizar a humanidade sobre as maravilhas da grande esfera azul

Por Tuanny de Paula

Com uma rotação de 24 horas contínuas, o Planeta Terra estabelece a movimentação dos humanos a todo momento. Enquanto um lado está aproveitando o calor solar, o outro desfruta da luz lunar. A grande bola azul do universo faz com que a vida humana viva e sobreviva. E para lembrar da importância disso, desde 22 de abril de 1970, começou-se a celebrar o Dia do Planeta Terra.

A data serve para refletir e conscientizar a população sobre as marcas que deixa no mundo, pois elas surtem efeitos a curto, médio e longo prazo e estão cada vez mais preocupantes. Aquecimento global, efeito estufa, desastres naturais, dentre tantos outros acontecimentos são avisos da natureza para o que está acontecendo. 

Queira ou não, pautas como a sustentabilidade precisam e ganham espaços nos debates da sociedade. São discutidas soluções ambientais, sociais e econômicas que auxiliam na preservação da vida na Terra e consequentemente no bem-estar da população.

Segundo a organização WWF Brasil (World Fund for Nature), existem diversas formas de contribuir para a preservação do meio ambiente com um estilo de vida mais equilibrado. Dentre essas atitudes estão a alimentação e o consumo, que podem ser reduzidos para evitar sobras que serão descartadas como lixo.

O transporte também é uma atitude apontada pela organização. Os automóveis são os maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa. Por isso, cada vez mais as bicicletas e veículos alternativos estão ganhando espaços nas casas e ruas das cidades.

O cultivo de árvores e hortas caseiras também são ações que podem ser pensadas e realizadas pela população. A árvore é um elemento simbólico do Dia da Terra e as plantas têm um papel fundamental para o meio ambiente, pois são capazes de reter dióxido de carbono, diminuir a poluição do ar, além de nos oferecer alimentos e sombra.

Veja também

Lixo Extraordinário12/06/17O resíduo com valor e utilidade O termo lixo não faz jus ao resíduo. O resíduo remanesce, já o lixo não tem valor nem utilidade. Quantas coisas são inúteis para você? Já pensou que elas podem ser o desejo de outrem? Ao fazer esses questionamentos, o engenheiro ambiental Marco Aurélio Fachinetto define o chamado “extraordinário”. “O resíduo tem esse......
2016 bateu recordes de temperatura global09/06/17Estudos apenas confirmaram aquilo que todos nós sentimos na pele: 2016 foi o ano mais quente globalmente já registrado na história. No fim de março, a Organização das Nações Unidas – ONU confirmou que 2016 bateu todos os recordes de temperatura já registrados pela pesquisa em anos anteriores. Este é o terceiro ano consecutivo que o......
Estudo analisa poluição de transportes em seis cidades 02/05/19As medições foram feitas dentro dos transportes urbanos e identificaram diversas partículas poluentes Cientistas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizaram um estudo pioneiro para analisar os níveis de poluição do ar em transportes marítimos, terrestre, aéreos e subterrâneos,......

Voltar para NOTÍCIAS