Postado em 17 de Novembro de 2017 às 15h47

Cuidados com o Diabetes

Vida Saudável (34)

Há 26 anos, o dia 14 de novembro é utilizado para o combate a esta doença silenciosa.

Esta semana foi marcada por ações de prevenção ao diabetes em todo o globo. Para 2017, o tema escolhido para o Dia Mundial da Prevenção ao Diabetes foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

Dentre os objetivos da campanha mundial estão:

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. 

Sobre a data

Uma em cada doze pessoas – ou 62 milhões – vive com diabetes nas Américas, número que triplicou desde 1980, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, revelam que diabetes cresceu 61,8% em 10 anos, no Brasil.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS, em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Veja também

Hemocentros participam de ferramenta do Facebook06/06/18Seis bancos de sangue são escolhidos no Brasil para a criação de uma nova plataforma do Facebook. O objetivo é ampliar a base de doadores de sangue no País. A nova ferramenta permite que os cidadãos se cadastrem e recebam notificações quando os bancos de sangue realizarem eventos para atrair voluntários ou quando os hemocentros solicitarem o reforço urgente do estoque de sangue. A ferramenta do Facebook, lançada no final de maio, é resultado de um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, bancos de sangue......
Outubro Rosa09/10/17Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama. O movimento Outubro Rosa é utilizado para estimular a prevenção à doença e surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que acontece até hoje. O nome remete à cor do laço que......
Alimentos que combatem o estresse09/06/17As circunstâncias do nosso cotidiano criam situações de estresse. Porém, uma alimentação balanceada pode ajudar a manter o temperamento controlado. O estresse pode ser desencadeado por situações adversas, quando a pessoa encontra-se em um momento de constante pressão e esgotamento emocional. A longo prazo, um caso de estresse crônico pode acarretar problemas graves para a......

Voltar para NOTÍCIAS