Postado em 07 de Maio de 2018 às 15h29

Transporte Público Limpo

Energia Limpa (9)

Tarifa Comercial Zero começará a funcionar em maio interligando quatro centros comerciais da cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

No início de março, a prefeitura do município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, homologou a licitação da compra de três ônibus elétricos e, segundo informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), os veículos darão início a segunda etapa do projeto Tarifa Comercial Zero.

Volta Redonda é a primeira cidade do País e da América Latina que realizou uma compra pública de ônibus elétrico. E a primeira do estado do Rio de Janeiro que tem coletivo elétrico.

Segundo Eli Alves, gestor da Central Geral de Compras (CGC), no edital, além de que os ônibus sejam elétricos, a prefeitura exigiu uma garantia de 20 anos ao município. “É um patrimônio ecologicamente correto, com baixo custo de manutenção de pneus e de energia elétrica. Isso não tem nem comparação aos veículos que utilizam combustíveis fósseis. O projeto ‘Tarifa Comercial Zero’ vai beneficiar a economia da cidade, já que vai circular nos principais centros comerciais da cidade”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

O projeto prevê a interligação dos quatro principais pontos comerciais da cidade – Avenida Amaral Peixoto, Aterrado, Retiro e Vila Santa Cecília – num transporte gratuito para a população.

Quando o projeto estiver com três ônibus elétricos, o tempo de espera dos passageiros nos pontos será dentre 20 e 25 minutos – o que deve acontecer, de acordo com a prefeitura, ainda neste mês de maio. Os veículos contam com wifi, ar-condicionado, carregador de celular e velocímetro exposto ao passageiro. Na primeira etapa do Tarifa Comercial Zero, o percurso tinha 12 quilômetros e a autonomia da bateria do ônibus elétrico é de 400 quilômetros.

Com o projeto, a prefeitura pretende melhorar a experiência em mobilidade urbana dos passageiros de Volta Redonda. “É um sistema moderno que engloba todas as teorias sobre a mobilidade urbana do mundo. Estamos realizando a inclusão social, com o transporte gratuito; a mobilidade urbana, retirando carros das ruas e incentivando o transporte coletivo de massa; o meio ambiente, com a emissão zero de poluente; além de fomentar a economia da cidade, com o maior número de pessoas nos centros comerciais”, explicou Samuca Silva.

O projeto Tarifa Comercial Zero começou a ser executado em Volta Redonda, em caráter experimental, em outubro do ano passado, com a circulação do primeiro ônibus elétrico do estado do Rio de Janeiro.

Veja também

Engenharia verde no tratamento de esgoto10/07/20 Processos eficientes e de baixo custo usam plantas para esgotamento sanitário  A ausência de tratamento de esgoto é um dos maiores problemas ambientais do Brasil. Seu descarte irregular é o tipo mais capilarizado de poluição hídrica, assegura João Pedro Pinheiro, Mestre em Perícias Criminais Ambientais. Segundo o Sistema Nacional de......
Universidade de Chapecó adere à captação de energia limpa12/06/17São 220 módulos de painéis fotovoltaicos que transformam a luz solar em energia, disponibilizada no sistema elétrico da instituição. Ao caminhar pelos corredores da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó é possível observar um conjunto de placas fotovoltaicas sendo instalado junto a um de seus blocos. O equipamento......
Porto Alegre tem ponto de ônibus com energia solar06/04/18Foi instalada no final de março, a primeira parada sustentável da capital gaúcha, que pretende instalar mais cinco pontos de ônibus ao longo do ano. As chamadas “paradas sustentáveis” vão transformar luz solar em energia limpa e renovável. Por meio de placas solares instaladas no topo da estrutura é gerado energia e feito a cogeração de créditos......

Voltar para NOTÍCIAS