Postado em 10 de Julho de 2018 às 16h02

Recolhimento de Resíduos de Saúde

Gestão de Saúde (33)

Volta Redonda/RJ recolhe, em média, 16 toneladas de Resíduos de Serviços de Saúde por mês.

Seguindo orientações da ANVISA, a secretaria de Saúde de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, iniciou, em 2017, um projeto de elaboração, implementação e capacitação sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), com objetivo de reduzir os riscos característicos à produção dos resíduos que possam causar danos ao meio ambiente e a saúde pública. No município são recolhidos, em média, de 16 toneladas de Resíduos de Serviços de Saúde por mês.

“Os resíduos são coletados nas unidades geradoras e encaminhados até a unidade de tratamento, utilizando técnicas que garantem a preservação e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente, por empresas terceirizadas contratadas e licenciadas para as atividades”, explicou a coordenadora do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Maria Cristina Azevedo.

De acordo com a secretaria, os resíduos são divididos em quatro grupos: resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção; resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente; resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente; e resíduos perfuro cortantes ou escarificantes.

O início do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde foi em maio de 2017, com a capacitação inicial das gerentes das unidades básicas de saúde. Desde então os avanços foram inúmeros, desde a conscientização dos profissionais sobre a importância do gerenciamento correto dos resíduos, redução dos riscos inerentes a produção e acidentes envolvendo os perfuros cortantes.

“De acordo com uma política orientada pelo prefeito Samuca Silva e adotada pela secretaria municipal de saúde a adoção de um programa gerenciamento de resíduos de saúde institucionaliza procedimentos a serem seguidos pelas equipes de saúde e protege o meio ambiente e os próprios profissionais”, falou o secretário de Saúde de Volta Redonda.

Foram realizadas 63 capacitações, abrangendo as gerentes das unidades, auxiliares de serviços gerais, agentes comunitários de saúde, coordenadores das Clínicas Odontológicas Concentradas e Centros de Especialidades Odontológicas, técnicos de saúde bucal e palestra no Conselho Regional de Odontologia. Foram capacitadas 55 unidades, totalizando, 798 profissionais, envolvendo toda rede municipal de saúde de Volta Redonda.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, falou sobre a os inúmeros benefícios do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. “O descarte correto dos resíduos de serviços de saúde favorecem a preservação dos recursos naturais e o atendimento aos requisitos de qualidade e de saúde pública, redução do impacto ambiental, entre outros”, disse o prefeito.

*Texto: Ana Maria Mansur / Secom VR

Veja também

Covid-19 - infodemia23/03/20 "É tempo de fatos, não de medo. É tempo da ciência, não de rumores. É tempo da solidariedade, não do estigma." Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. A Organização Mundial da Saúde afirmou que o surto e resposta do Covid-19 foi acompanhado por um "excesso de informações - algumas precisas e outras não -......
Ministério da Saúde lança campanha de Luta Contra a AIDS30/11/18Através de plataforma online e interativa, internauta pode ajudar a construir a história do HIV e celebrar a vida após 30 anos de luta contra AIDS. Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do......
A medicina que voa25/09/19 Surgido na Primeira Guerra Mundial, serviço aeromédico cresce como braço do atendimento pré-hospitalar móvel e reduz tempo de resgate e número de mortes no mundo Keli Magri Quanto tempo é......

Voltar para NOTÍCIAS