Postado em 22 de Dezembro de 2017 às 10h31

O lixo como adubo

Inovação (20)

Hospital Moinhos de Vento inova com projeto de compostagem acelerada.

Por Katiane Marques

Nascido da vontade de imigrantes alemães em reproduzir na capital gaúcha a qualidade das instituições de saúde da Europa, o Hospital Moinhos de Vento figura na seleta lista do Ministério da Saúde dos hospitais de excelência do Brasil e no ranking dos melhores hospitais da América Latina.

Com noventa anos de tradição - completados no último dia 2 de outubro – a história do Hospital Moinhos de Vento é marcada pela qualidade médico-assistencial e pela busca contínua em inovação e tecnologia de ponta aplicadas na saúde. O hospital foi o primeiro do país a filiar-se à Johns Hopkins Medicine International – um dos principais organismos na atenção e inovação em saúde dos Estados Unidos e foi certificado por seis vezes consecutivas pela Joint Commission International. Atualmente são 3.400 colaboradores e cerca de 3 mil profissionais no corpo clínico.

Como qualidade é um tema que se aplica em todas as áreas do Moinhos de Vento, o conceito de inovação chegou também na gestão ambiental que, inconformada com o descarte anual de toneladas de resíduos em aterros sanitários - além do alto custo para esse encaminhamento - é que foi desenvolvido o Projeto de compostagem acelerada dos restos alimentares.

Diariamente os pacientes, visitantes e colaboradores geram aproximadamente 500 quilos de sobras de alimentos. Quando a matéria orgânica não é tratada corretamente, ela pode ocasionar problemas ambientais como a geração de chorume, o aumento dos resíduos em aterros sanitários, além da contaminação do solo e dos animais em situação de rua que se alimentam de restos.

Para dar vida ao projeto, o hospital investiu cerca de 80mil reais em tecnologia desenvolvida e personalizada para atender a instituição. Através deste equipamento e com a ajuda de enzimas, calcário e serragem, a matéria é degradada em alta temperatura durante uma hora. Depois de cinco dias, ao final do processo, o resultado obtido é humus – adubo orgânico e natural que traz muitos benefícios ao solo e o principal deles é o melhoramento de suas propriedades físicas.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente O processo natural de compostagem leva em torno de 90 dias para se obter um resultado satisfatório, enquanto que na compostagem acelerada desenvolvida pelo Hospital Moinhos o humus está...

O processo natural de compostagem leva em torno de 90 dias para se obter um resultado satisfatório, enquanto que na compostagem acelerada desenvolvida pelo Hospital Moinhos o humus está pronto em cinco dias e 500 quilos de restos alimentares se transformam em 200 quilos de húmus.

“Dentro do nosso conceito de sustentabilidade, tudo se transforma. Assim, o adubo orgânico retorna para dar vida ás flores do bosque e às culturas da nossa horta, que retornam como alimentos para o refeitório dos colaboradores com um sabor todo especial”, explica Rogério Almeida da Silva, responsável pela Gestão Ambiental do Hospital Moinhos de Vento.

Desde que o projeto entrou em prática, em dezembro de 2016, toda produção de húmus é absorvida pelo Hospital Moinhos que utiliza o insumo nos jardins, bosque e na horta orgânica. O bosque corresponde a 10% da área total do hospital. São aproximadamente 800 árvores de 86 espécies diferentes que abrigam cerca de 28 espécies de aves nativas e migratórias. Já a horta fornece temperos, hortaliças, chás e vegetais 100% orgânicos para o refeitório dos colaboradores. A produção do cultivo supri 65% da demanda do serviço de nutrição, mas a intenção é chegar a auto suficiência.

Atendendo aos princípios da filosofia de sustentabilidade do Hospital Moinhos, outros projetos inovadores também chamam a atenção. É o caso do bumerangue. Nesse projeto, os resíduos com alto poder reciclável como papel e plástico são transformados em insumo como papel higiênico e sacos de lixo que atendem a ala administrativa do hospital. Assim como no projeto de compostagem acelerada, o bumerangue também acontece nas dependências do hospital, transformando resíduos em insumos, diminuindo o impacto ambiental e gerando grande economia.

 

*Fotos: Critério Assessoria de Comunicação

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Projeto Compostagem Acelerada dos Restos Alimentares
Projeto Compostagem Acelerada dos Restos Alimentares

Veja também

A revolução das hortas!09/07/19 Projeto de Agricultura Urbana permite plantio em calçadas e espaços públicos e privados em Curitiba. Já são 112 hortas e 1.000 agricultores urbanos em 20 hectares de cultivo dentro da cidade Keli Magri O que começou com uma notificação da Prefeitura por plantio irregular em espaço público se transformou no maior projeto de Agricultura......
Primeiro protótipo de veículo híbrido flex é apresentado em SP21/03/18O modelo integra os compromissos firmados pela Toyota em torno de metas ambientais. Na última segunda-feira (19), foi apresentado em São Paulo o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel. O projeto, que combina um propulsor elétrico e outro......
Mobilidade Urbana Limpa13/10/17Brasil caminha a passos lentos para uma estrada pavimentada pela sustentabilidade. Pensar em meios não poluentes de transporte é mais que uma necessidade. Já é uma obrigação mundial, pois a poluição afeta não apenas o meio ambiente, mas compromete a saúde de toda a......

Voltar para NOTÍCIAS