Postado em 13 de Outubro de 2017 às 17h13

Horta comunitária

Gestão Pública (24)

Proporcionando alimento, integração social e qualidade de vida.

Reportagem: Daiana Verdério

O sol ainda se insinua no horizonte quando o dia começa na horta comunitária do Conjunto Guaiapó, em Maringá, Paraná. Em meio aos canteiros de verduras e legumes transitam homens e mulheres prontos para mais um dia de intenso trabalho. Logo chega o café trazido por Idalina Marcelino, mãe de sete filhos e avó de 12 netos.

A jovialidade com que encara a rotina, sempre com um sorriso fácil no rosto, desmente seus 52 anos. “Sou uma pessoa feliz e faço do trabalho na horta uma terapia diária”, resume a matogrossense, há 10 anos em Maringá, para em seguida se dedicar a cuidar dos canteiros de alface, almeirão, couve, beterraba, brócolis, rúcula, chicória, salsinha e até plantas medicinais. Idalina Marcelino integra uma das 899 famílias envolvidas com o programa das hortas comunitárias, criada em julho de 2007, incentivando moradores a criar e manter espaços verdes com produção de horticultura em bairros da cidade. Ao todo, são 37 hortas comunitárias instaladas, incluindo a horta do distrito de Floriano e outra em fase de implantação no distrito de Iguatemi. O preço das verduras e dos legumes varia entre R$ 1 e R$ 3.

Idalina foi uma das primeiras pessoas a ganhar canteiros da 22ª horta comunitária da cidade, inaugurada em abril de 2012. Ela ficou com o canteiro número 1 no sorteio. A rotina sempre é a mesma: regar as plantas, retirar plantas daninhas, colher e disponibilizar os produtos para a venda diretamente do produtor para o consumidor, sem intermediários.

Sentado na outra ponta do improvisado banco de madeira, Aldevandro dos Santos larga a frase em alto e bom som: “a beterraba para crescer deve ser plantada em noite de lua cheia. Na minguante, ela cresce com a cabeça maior”. O aposentado de 67 anos chega cedo na horta e fica até o anoitecer. “Seo Vandro” é o ′guardião′ da horta comunitária e conta que o trabalho voluntário tem funcionado como ′remédio′ para ele. “Fui diagnosticado com câncer de próstata há anos. Antes de criar intimidade com os canteiros, passava até cinco dias internados Nos últimos meses o jogo virou”, afirma, referindo-se ao bem que cuidar das plantas lhe fazem.

Outros 17 moradores passam horas cuidando de canteiros com tamanhos variáveis entre 10 e 15 metros de comprimento por um metro de altura. “O cultivo de alimentos não proporciona apenas alimentos saudáveis, mas também estimula a convivência, fortalece vínculos e rende dinheiro para os voluntários”, diz o gerente das hortas comunitárias, Maurílio Donizete de Jesus.

Sobre o projeto

O espaço e toda a infraestrutura das 37 hortas comunitárias é cedido para que moradores plantem e cuidem do canteiro a que têm direito. O local é do município, as terras são preparadas e os canteiros são montados pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), que também disponibiliza sementes e mudas.

Atualmente, cerca de 899 famílias são beneficiadas de forma direta com as verduras. A produção é em média de 1.066 bandejas de mudas por mês. Mais duas unidades serão implantadas ainda neste ano: uma no Parque Hortência e outra no Jardim Sumaré. O projeto atende preferencialmente às famílias de baixa renda.

O município promove orientações e custeio de maquinário agrícola, esterco, compostagem, assistência básica com mangueiras, regadores, insumos para plantio, adubação, terra, serviços de roçada, limpeza, pedriscos e fiscalização com engenheiro agrônomo.

A Central de Compostagem, local onde é produzido adubo orgânico para abastecer as hortas comunitárias, funciona desde janeiro de 2016. As toneladas de verduras e legumes produzidas não contém nenhum tipo de agrotóxicos e venenos, tudo para o controle de doenças e aumento da produtividade.

De acordo com o gerente das hortas comunitárias, o adubo é produzido por meio de resíduos industriais doados por diversas empresas. A estrutura, localizada na estrada São Luiz (estrada Gleba Pinguim), é de 10 mil metros quadrados de extensão. A cada 90 dias são produzidas 800 toneladas de adubo.

Veja também

Cultivo nas alturas em São Paulo27/01/20 Engenheiro e ecóloga criam primeira telha hidropônica do mundo Angela Piana Você é daqueles que sempre sonhou em ter um telhado verde na sua casa? Não falo só da ideia de colocar plantas para absorção da água da chuva e melhora da umidade e temperatura. Imagine ter telhas que permitem criar, em qualquer estrutura, um jardim, uma horta ou uma......
O boom dos patinetes elétricos09/07/19 Veículos alternativos compartilhados viram febre no Brasil e desafiam as cidades para regulamentação do uso Os patinetes elétricos chegaram no Brasil no ano passado e já são sucesso em 13 cidades do país......
São Paulo reduz o consumo de água em 15%06/03/18Dois anos após fim do racionamento, moradores da Região Metropolitana Paulista incorporaram medidas no dia a dia que ajudaram a diminuir o consumo. Os moradores da Grande São Paulo estão consumindo 15% menos água hoje do que há quatro anos, segundo dados divulgados pela Companhia Estadual de Saneamento Básico (Sabesp). Em fevereiro de 2014 houve o início da......

Voltar para NOTÍCIAS