Postado em 09 de Novembro de 2017 às 09h34

Destino correto

Educação Ambiental (23)

Seminário traz exemplos de como inovar com resíduos sólidos.

Pode parecer pouco, mas separar o lixo corretamente já é uma grande contribuição para o futuro do planeta. A terça-feira (07/11) foi um dia especial na Unochapecó para refletir essa e outras questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade. A Universidade sediou o 3º Seminário Regional de Resíduos Sólidos e mostrou que sim, é possível construir um futuro melhor, só depende de nós.

Palestras e debates integraram a programação do evento, que se estendeu nos períodos da tarde e noite. Durante o dia, em especial, um público diferente lotou o Salão de Atos da Instituição. Crianças e adolescentes participaram do seminário e curiosos buscaram saber mais sobre o tema. E o que mais chamou a atenção dos visitantes em geral foi a feira de artesanato e de produtos criados a partir dos materiais recicláveis, uma das principais atrações do evento. O objetivo era mostrar as inovações em mercadorias sustentáveis.

O estudante Willian Garbin Schultz, de 14 anos, participou do evento e já está fazendo a sua parte nesse processo de cuidado com o meio ambiente. O adolescente integra o projeto Protetores Ambientais, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, e diz ter gostado bastante da programação do seminário. "O evento é uma forma de ver como podemos recriar algo que já foi usado, por exemplo, para assim ajudar o meio ambiente", comenta.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Alunos conheceram a proposta sustentável das empresas
Alunos conheceram a proposta sustentável das empresas
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Empresa Estilo Verde incentiva o consumo consciente
Empresa Estilo Verde incentiva o consumo consciente
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - Máquina faz a reciclagem do isopor para transformar em diversos produtos
Máquina faz a reciclagem do isopor para transformar em diversos produtos
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - O viveirista agrícola Nilmar do Amaral falou sobre compostagem urbana
O viveirista agrícola Nilmar do Amaral falou sobre compostagem urbana
Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente - A equipe do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó
A equipe do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó

Fórum de Resíduos Sólidos

O 3º Seminário Regional de Resíduos Sólidos foi promovido pelo Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, constituído em novembro de 2011. Nesta edição, com o tema 'Sustentabilidade e Inovação', diversas palestras fizeram parte da programação.

Conforme Graciela Novakowski, uma das organizadoras do evento, o Fórum vem trabalhando ativamente em 2017 com a questão da separação dos resíduos sólidos, algo também muito debatido no seminário. "As pessoas que passaram por aqui viram possibilidades de desenvolver a reciclagem. Isso não somente na teoria, acompanhando as palestras, mas visualizando na prática o destino correto do lixo", finaliza.

Os integrantes do Fórum são: Unochapecó, ACIC Chapecó, Amarluz, Arsol, Asmavi, Azeplast, Casan, Fcter, Fibratec, Fundação Aury Luiz Bodanese, Iberê, Instituto Goio-en, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Chapecó, Associação de Catadores São Francisco, Servioeste, Sindiplasc, Sociedade Amigos de Chapecó, TOS, Unimed Chapecó, Unoesc, Unopar, Verde Vida, OAB de Chapecó e UFFS.

Texto e fotos: Divulgação | Assessoria de Imprensa da Unochapecó

Veja também

Mudanças Climáticas17/04/20ONU lança pesquisa em formato de game sobre crise climática O Mission 1.5 é uma espécie de game que coloca em prática uma investigação a nível global sobre a ação climática. O nome tem a ver com a meta – firmada no Acordo de Paris (assinado por 195 países) - de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius. A proposta é estimular as pessoas a perceberem seu papel no futuro do......
Brasil Sem Frestas20/01/20 Iniciativa transforma embalagens de papel em revestimento térmico para casas e muda a realidade de centenas de famílias em 36 cidades do Brasil Por Angela Piana Era setembro de 2009, uma noite de tempestade na cidade gaúcha de......
Revista Servioeste ganha prêmio regional de Jornalismo Ambiental07/12/18Publicação também foi finalista estadual na categoria mídia impressa. Aconteceu na noite de 4 de dezembro a entrega do 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em Florianópolis. A Revista Servioeste recebeu o troféu de primeiro lugar......

Voltar para NOTÍCIAS