Postado em 05 de Abril de 2021 às 08h50

Cuidados no descarte de agulhas, seringas e medicamentos

Especial (28)

      Home health care ou home care é um modelo personalizado de atenção à saúde. Idosos, crianças, portadores de enfermidades agudas ou crônicas e até pets recebem atendimento médico em domicílio ou realizam tratamentos de saúde em casa.

      Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Myrian Vivan Jung, educadora física aposentada, faz uso de insulina injetável há 22 anos. Até pouco tempo atrás, usava uma seringa com agulha por dia. Agora, faz uso da...

      Myrian Vivan Jung, educadora física aposentada, faz uso de insulina injetável há 22 anos. Até pouco tempo atrás, usava uma seringa com agulha por dia. Agora, faz uso da caneta de insulina. São duas agulhas por dia e uma caneta a cada três dias. Em 2006, teve recidiva de câncer de pele e realizou tratamento domiciliar injetável três vezes por semana. “Por muitos anos guardei esse material com certo apego, afinal, foi o que me manteve viva. Pensava em fazer um quadro ou obra de arte. Rita, minha companheira, me fez repensar e decidi me desfazer. Fui até o posto de saúde buscar informações. Disseram para armazenar numa garrafa pet e levar até o posto que eles entregam para empresa especializada.”

      É preciso ter cuidado especial no descarte dos resíduos gerados nestes momentos: agulhas, seringas, gases, algodão e cotonetes sujos ou contaminados requerem destinação correta.

      Tina passou por oito tratamentos para fertilização in vitro até o nascimento da filha, em 2019. Utilizou hormônio injetável por muito tempo. Foram centenas de agulhas. Ela e o marido, ambos professores universitários, tinham noção de que deveriam encaminhar o material para local específico. “Por conter agulha e resíduos de hormônio, sabíamos que não dava pra jogar no lixo doméstico. Meu marido levava ao posto de saúde”, lembra Tina (nome fictício, pois a entrevistada optou por não se identificar).

      No caso de pacientes crônicos, acamados e que geram maior volume de resíduos de saúde, como sondas, gases, escalpes, a solução é contratar empresa especializada na coleta para que estes materiais sejam encaminhados ao tratamento para eliminação de agentes biológicos e disposição final em aterro, visando minimizar riscos de acidente e contaminação.

      Iliane Régio, enfermeira da Lar e Saúde Assistência Domiciliar, relata que o atendimento a pacientes que geram resíduos de saúde já inclui a disponibilização de embalagens próprias para o descarte, assim como a coleta, tratamento e disposição final destes materiais. “Nós orientamos os cuidadores sobre os tipos de resíduos e oferecemos um folder para ajudar no momento do descarte em cada lixeira”, ressalta Iliane.

      Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum. (Foto flagrante Chapecó - SC, março de 2021).

      Lâminas, navalhas, agulhas, ampolas usadas enquadram-se como resíduos perfurocortantes. Além de possível contaminação biológica ou química, este resíduos podem causar acidentes, portanto, não devem ser descartados no lixo domiciliar.

      Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa.

      Veja também

      Margens Ameaçadas22/06/17Considerado o quinto mais poluído do Brasil, o rio Gravataí é também responsável pelo abastecimento de mais de 1,5 milhão de pessoas. Reportagem e fotos: Carla Tesch Vencedora do VIII Prêmio Unochapecó-Caixa de Jornalismo Ambiental As margens do Rio Gravataí, no Rio Grande do Sul, são a primeira imagem que Osnildo, o Cataúcho, vê todas as manhãs ao acordar. Sentindo-se privilegiado, ele é um dos poucos moradores do município de Gravataí que tem a casa banhada por suas......
      Febre amarela: risco atual de infecção é grande14/07/20 A recusa em tomar a vacina facilita a transmissão e pode levar à morte Desde junho do ano passado, o número de macacos infectados pela febre amarela em São Paulo, Paraná e Santa Catarina levou o Ministério da......
      Dia Mundial da Água22/03/21 Danos ambientais e mudanças climáticas agravam a crise hídrica Sem água, a vida humana na terra é inviável. Para se ter uma ideia, uma pessoa precisa de 110 litros de água por dia para que suas necessidades......

      Voltar para NOTÍCIAS