Postado em 18 de Dezembro de 2019 às 14h13

Carona nas alturas!

Inovação (20)

Uber testa carro voador pra transporte urbano no Brasil

Que tal chamar sua carona rápida pelo aplicativo e no lugar de um carro com pneus surgir um com um par de asas? Esta é a novidade que a Uber promete testar no próximo ano no Brasil e lançar em 2023 no País: serviço de transporte coletivo com carros voadores, o uberAir.

De acordo com informações repassadas pela empresa, os protótipos dos carros voadores estão sendo desenvolvidos em parceria da Uber com outras empresas em São Francisco, nos Estados Unidos, e serão testados em 2020 em solo brasileiro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A parceria no Brasil para a fabricação é com a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A).

O carro voador tem espaço para o piloto e mais quatro passageiros. O motorista fica separado por um vidro. Ao todo, são seis portas: três de cada lado. O assento é semelhante ao de um helicóptero e o carro terá um limite de peso, com bagagens pequenas. A ideia é que, no futuro, os usuários possam solicitar uma aeronave de qualquer lugar, por meio do aplicativo, assim como já fazem com os motoristas da empresa. O serviço vai ser uma espécie de táxi voador, em que a quantidade de passageiros é limitada.

O uberAIR não tem como objetivo percorrer longas distâncias. A proposta, segundo a empresa, é ter um carro capaz de realizar trajetos curtos, facilitando o dia a dia do usuário. As velocidades previstas ficam entre 240 km/h e 320 km/h, além de autonomia para 60 milhas (96,5 km).

Além do transporte urbano, a Uber já revelou que tem planos futuros de criar carros voadores autônomos, ampliando o serviço.

Demais frotas pelo mundo

Além da Uber, as empresas Airbus (França), Boeing (Estados Unidos), Nec Corp (Japão), Pal-V (Holanda), Lilium Aviation (Alemanha) também estão desenvolvendo protótipos para carros voadores. São, pelo menos, 140 projetos de eVtol (sigla em inglês para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) envolvendo empresas da Europa, Estados Unidos, Ásia e Brasil.

Há promessas de que os primeiros voos comerciais ocorrerão nos próximos cinco anos. O preço estimado por carro ultrapassa R$1,5 milhão.

Veja também

Fortaleza terá ciclovia-modelo21/09/17Cidade já possui uma malha cicloviária de 214 quilômetros e conta com o Plano Diretor Cicloviário Integrado. Os ciclistas de Fortaleza terão um novo espaço de trânsito na capital a partir de um projeto-piloto elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério das Cidades e a prefeitura da capital. A ciclovia-modelo, de 7 quilômetros, vai passar pelas avenidas Coronel Carvalho e Radialista José Lima Verde, no lado oeste da cidade, duas das mais movimentadas da......
A revolução das hortas!09/07/19 Projeto de Agricultura Urbana permite plantio em calçadas e espaços públicos e privados em Curitiba. Já são 112 hortas e 1.000 agricultores urbanos em 20 hectares de cultivo dentro da cidade Keli Magri O que......
O lixo como adubo22/12/17Hospital Moinhos de Vento inova com projeto de compostagem acelerada. Por Katiane Marques Nascido da vontade de imigrantes alemães em reproduzir na capital gaúcha a qualidade das instituições de saúde da Europa, o Hospital Moinhos de Vento figura na seleta lista do Ministério da......

Voltar para NOTÍCIAS