Postado em 18 de Dezembro de 2019 às 14h13

Carona nas alturas!

Inovação (17)

Uber testa carro voador pra transporte urbano no Brasil

Que tal chamar sua carona rápida pelo aplicativo e no lugar de um carro com pneus surgir um com um par de asas? Esta é a novidade que a Uber promete testar no próximo ano no Brasil e lançar em 2023 no País: serviço de transporte coletivo com carros voadores, o uberAir.

De acordo com informações repassadas pela empresa, os protótipos dos carros voadores estão sendo desenvolvidos em parceria da Uber com outras empresas em São Francisco, nos Estados Unidos, e serão testados em 2020 em solo brasileiro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A parceria no Brasil para a fabricação é com a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A).

O carro voador tem espaço para o piloto e mais quatro passageiros. O motorista fica separado por um vidro. Ao todo, são seis portas: três de cada lado. O assento é semelhante ao de um helicóptero e o carro terá um limite de peso, com bagagens pequenas. A ideia é que, no futuro, os usuários possam solicitar uma aeronave de qualquer lugar, por meio do aplicativo, assim como já fazem com os motoristas da empresa. O serviço vai ser uma espécie de táxi voador, em que a quantidade de passageiros é limitada.

O uberAIR não tem como objetivo percorrer longas distâncias. A proposta, segundo a empresa, é ter um carro capaz de realizar trajetos curtos, facilitando o dia a dia do usuário. As velocidades previstas ficam entre 240 km/h e 320 km/h, além de autonomia para 60 milhas (96,5 km).

Além do transporte urbano, a Uber já revelou que tem planos futuros de criar carros voadores autônomos, ampliando o serviço.

Demais frotas pelo mundo

Além da Uber, as empresas Airbus (França), Boeing (Estados Unidos), Nec Corp (Japão), Pal-V (Holanda), Lilium Aviation (Alemanha) também estão desenvolvendo protótipos para carros voadores. São, pelo menos, 140 projetos de eVtol (sigla em inglês para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) envolvendo empresas da Europa, Estados Unidos, Ásia e Brasil.

Há promessas de que os primeiros voos comerciais ocorrerão nos próximos cinco anos. O preço estimado por carro ultrapassa R$1,5 milhão.

Veja também

Grupo Servioeste fecha parceria de negócios com o RIOgaleão01/08/18Unidade Matriz recebe a visita da diretoria do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em julho, os diretores do Grupo Servioeste se reuniram com equipe técnica do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, do Rio de Janeiro. A visita à unidade matriz do Grupo Servioeste, em Chapecó (SC), tratou de uma nova parceria entre as duas empresas. “A Servioeste já atua no RIOgaleão, na coleta e tratamento dos resíduos e, agora, o segundo maior......
Mobilidade Urbana Limpa13/10/17Brasil caminha a passos lentos para uma estrada pavimentada pela sustentabilidade. Pensar em meios não poluentes de transporte é mais que uma necessidade. Já é uma obrigação mundial, pois a poluição afeta não apenas o meio ambiente, mas compromete a saúde de toda a......
Enel inicia operação de Parque Solar na Bahia19/02/18Parque solar com 330 mil painéis inicia operação na Bahia A Enel, por meio de sua subsidiária de energias renováveis Enel Green Power Brasil (“EGPB”), iniciou operação de seu parque solar Horizonte (103 MW), localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no estado......

Voltar para NOTÍCIAS