Postado em 18 de Dezembro de 2019 às 14h13

Carona nas alturas!

Inovação (20)

Uber testa carro voador pra transporte urbano no Brasil

Que tal chamar sua carona rápida pelo aplicativo e no lugar de um carro com pneus surgir um com um par de asas? Esta é a novidade que a Uber promete testar no próximo ano no Brasil e lançar em 2023 no País: serviço de transporte coletivo com carros voadores, o uberAir.

De acordo com informações repassadas pela empresa, os protótipos dos carros voadores estão sendo desenvolvidos em parceria da Uber com outras empresas em São Francisco, nos Estados Unidos, e serão testados em 2020 em solo brasileiro, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A parceria no Brasil para a fabricação é com a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A).

O carro voador tem espaço para o piloto e mais quatro passageiros. O motorista fica separado por um vidro. Ao todo, são seis portas: três de cada lado. O assento é semelhante ao de um helicóptero e o carro terá um limite de peso, com bagagens pequenas. A ideia é que, no futuro, os usuários possam solicitar uma aeronave de qualquer lugar, por meio do aplicativo, assim como já fazem com os motoristas da empresa. O serviço vai ser uma espécie de táxi voador, em que a quantidade de passageiros é limitada.

O uberAIR não tem como objetivo percorrer longas distâncias. A proposta, segundo a empresa, é ter um carro capaz de realizar trajetos curtos, facilitando o dia a dia do usuário. As velocidades previstas ficam entre 240 km/h e 320 km/h, além de autonomia para 60 milhas (96,5 km).

Além do transporte urbano, a Uber já revelou que tem planos futuros de criar carros voadores autônomos, ampliando o serviço.

Demais frotas pelo mundo

Além da Uber, as empresas Airbus (França), Boeing (Estados Unidos), Nec Corp (Japão), Pal-V (Holanda), Lilium Aviation (Alemanha) também estão desenvolvendo protótipos para carros voadores. São, pelo menos, 140 projetos de eVtol (sigla em inglês para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) envolvendo empresas da Europa, Estados Unidos, Ásia e Brasil.

Há promessas de que os primeiros voos comerciais ocorrerão nos próximos cinco anos. O preço estimado por carro ultrapassa R$1,5 milhão.

Veja também

Primeiro protótipo de veículo híbrido flex é apresentado em SP21/03/18O modelo integra os compromissos firmados pela Toyota em torno de metas ambientais. Na última segunda-feira (19), foi apresentado em São Paulo o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel. O projeto, que combina um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol, colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota no Japão e no Brasil. O protótipo foi construído......
Jovem baiana é premiada pela ONU20/01/20 Projeto brasileiro purifica água com luz solar e melhora qualidade de vida em comunidades carentes Por Angela Piana Conviver com a escassez ou poluição da água é uma realidade antiga e desafiadora no......
Nanotecnologia contra covid-1917/09/20 Material plástico demonstrou ser capaz de eliminar 99,84% de partículas do novo coronavírus O filme plástico adesivo para proteção de superfícies, como maçanetas, corrimãos, botões de......

Voltar para NOTÍCIAS