Postado em 18 de Dezembro de 2019 às 13h40

5 tendências tecnológicas na odontologia

Sorria! (6)

1º Escova conectada

Apesar da existência de escovas de dentes elétricas não ser novidade, um novo produto promove um avanço ao usar tecnologia exclusiva com sensores inteligentes dentro dela e contar com orientações personalizadas que ajudam a melhorar a técnica de escovação. O produto atua sincronizado com um aplicativo, que permite que os usuários administrem a sua qualidade de escovação diariamente, compartilhem resultados com os seus dentistas e tenham orientação e assessoria personalizadas nas pontas dos seus dedos. E, para os distraídos, a escova de dentes ainda emite um alerta se o usuário estiver pressionando a gengiva com muita força e oferece um timer para auxiliá-lo a concluir dois minutos de escovação. 

2º Odontologia 3D

Restaurações, próteses e implantes são alguns dos procedimentos odontológicos que vem se beneficiando da odontologia 3D. Ela consiste na utilização de dois maquinários distintos: o primeiro envolve a captura de imagens digitais por meio do uso de uma câmera colorida de alta precisão. Depois de salvas, as imagens são enviadas ao computador que, por meio de um software, desenvolve com precisão a peça a ser moldada e envia as informações para uma impressora 3D - que age com muito mais rapidez e qualidade que as antigas técnicas de moldes. 

3º Facetas

Um dos tratamentos estéticos odontológicos mais procurados atualmente, as facetas de porcelana ou de resina, são “capinhas” ou “lentes” dos dentes, capazes de clareá-los, retirar manchas e corrigir a dentição torta. É um procedimento que diminui a distância entre os dentes, corrige as mal formações e o desgaste do esmalte. 

4º Laser e gel para remoção de cáries

Laser de alta potência e gel específico já são usados para substituir o tão temido motor de alta rotação dos consultórios, não causar dor e evitar anestesias em alguns casos. O laser já existe em alguns consultórios no Brasil, porém ainda requer estudos científicos sobre sua utilização. O preço alto e o maior tempo para remover as cáries do que o método convencional ainda são entraves para o uso da tecnologia.

Já o gel, acaba com as cáries sem a necessidade de anestesia e uso de broca. É aplicado em pequena quantidade no dente e age diretamente nas cáries, que após amolecidas ficam fáceis de remover pelo dentista com o uso de uma cureta. 

5º Aparelhos invisíveis

O sistema é feito a partir de um molde da boca do paciente e por meio de um software especializado, é possível fazer simulações e a construção de aparelho de remodelação removível, que é substituído pelo paciente a cada 15 dias. A principal vantagem é que são aparelhos praticamente invisíveis e confortáveis que não utilizam peças e fios de metal.
 

Veja também

Operando Sorrisos16/04/18Maior organização médica voluntária do mundo já transformou a vida de mais de 240 mil crianças e adultos carentes nascidos com fissura labiopalatina. Por Carol Bonamigo Fundado em 1982, pelo casal norte-americano William e Kathleen Magee, a ONG Operação Sorriso é referência mundial ao tratar, especificamente, pacientes com lábio leporino e fenda palatina. Foi após uma viagem às Filipinas com um grupo de médicos voluntários que ele, cirurgião plástico, e ela, enfermeira e assistente......
Destacando sorrisos22/12/17Aparelho invisível de fácil adaptação para os dentes. Por Samara Grando A odontologia vai além da estética e se preocupa com tratamentos cada vez mais humanizados. Harmonizar a face, destacar dentes e, principalmente, deixar em dia a saúde bucal são alguns dos principais objetivos......
Estudos testam eficácia de produtos para clareamento25/09/19 Pesquisas revelam que tiras e cremes dentais clareiam de forma mais rápida, porém efeitos colaterais colocam uso em xeque Por Tuanny de Paula Já diz o ditado popular: “o sorriso é a porta de entrada para o......

Voltar para NOTÍCIAS