Postado em 09 de Junho de 2017 às 16h18

Sempre ao seu lado

Espaço Animal (14)

A Terapia Assistida por Animais é uma forma alternativa de humanização do cuidado hospitalar, na qual o bichinho de estimação é parte do processo terapêutico.

Por Andressa Oliveira Recchia

Carinho, afeto, companheirismo, dedicação... Sentimentos que caracterizam uma relação saudável entre duas pessoas, mas que, cada vez mais, estão definindo a fidelidade dos animais de estimação. Neste sentido, tem se tornado comum a colaboração dos bichinhos na recuperação de pacientes com as mais diversas patologias e que estão em processo de tratamento.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma forma alternativa de humanização do cuidado hospitalar, na qual o animal é parte integrante do processo terapêutico, contribuindo com a melhora da função física, social, emocional e cognitiva do paciente. A técnica pode ser utilizada em locais como ambulatórios, hospitais, casas de repouso, clínicas de fisioterapia e de reabilitação. No ambiente hospitalar, principalmente, a entrada dos pets exige que os mesmos estejam em bom estado de saúde, com o programa vacinal atualizado, além de estarem higienizados e vermifugados.

“Os cães, que são os animais mais presentes na TAA, devem estar preparados e devidamente socializados para evitar que alguma reação inesperada por parte do paciente possa sugerir agressividade. Cães para esta função devem ser dóceis e não se assustar com gritos ou algum carinho mais efusivo, como um abraço apertado. Estes animais devem ser constantemente treinados para evitar que fiquem estressados e tenham alguma reação inadequada para este trabalho nobre”, orienta a médica veterinária, Lúcia Helena Maia Franco, especialista em comportamento animal e adestradora de cães.

"No caso dos cães, eles precisam ser adestrados e atender a alguns comandos de obediência para tornar a interação com o paciente mais efetiva, segura e proveitosa"

Lúcia explica a importância de haver uma seleção para a escolha dos animais que serão utilizados na TAA. O ideal, segundo ela, é que eles não sejam muito jovens, sejam calmos e dóceis e, principalmente, tenham sido devidamente treinados para serem capazes de interagir de forma adequada com diferentes tipos de pessoas. “No caso dos cães, eles precisam ser adestrados e atender a alguns comandos de obediência para tornar a interação com o paciente mais efetiva, segura e proveitosa”, completa.

Com relação à interação entre animal e paciente, Lúcia destaca que os pets podem contribuir com brincadeiras, serem levados pelos pacientes para um passeio e interagir em atividades que possam estimular a convivência social e mental, ajudando na recuperação física da pessoa de maneira lúdica. “As visitas aos pacientes hospitalizados também são prazerosas para os cães, pois eles sentem o afeto deles e, de certo modo, sabem da importância do seu papel no processo terapêutico”, complementa Lucia.

A emoção de quem viveu

A idosa Ambrosina Andrighi Martins teve a oportunidade de receber a visita da cadela Laica, sua cachorrinha de estimação, enquanto esteve internada no Hospital Unimed Chapecó. Conforme relato da família, por muitos anos, Laica foi sua companheira e protetora. “É um animal encantador e era muito fiel a vó Ambrosina. Quando a Laica foi levada para visitá-la no Hospital, a alegria de ambas foi muito grande. Nós, familiares, percebemos o quanto foi importante a presença da cachorrinha naquele momento. Dona Ambrosina, já em estado grave de saúde, abriu os olhos e esboçou um sorriso, como se esti vesse se comunicando com a Laica”, lembra o genro, Valmir Antunes da Silva ao destacar que a emoção também tomou conta da equipe de enfermagem que acompanhou a visita.

Valmir conta ainda que, infelizmente, o estado de saúde de Ambrosina já estava muito avançado, o que acabou levando-a à óbito. Porém, tem certeza do quanto Laica contribui para minimizar o sofrimento da paciente.

Cuidados

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Cuidados Melhora no padrão cardiovascular, estabilização dos níveis tensionais, diminuição da dor e diminuição dos níveis de colesterol...

Melhora no padrão cardiovascular, estabilização dos níveis tensionais, diminuição da dor e diminuição dos níveis de colesterol são apenas alguns dos benefícios que a relação cão-paciente pode gerar. “A TAA tem se mostrado cada vez mais benéfica no atendimento hospitalar, diminuindo o estresse e melhorando o estado de espírito dos pacientes”, relata a médica infectologista, Carolina Cipriani Ponzi.

Segundo a médica, a TAA tem sido descrita desde os tempos de Hipócrates, e alguns hospitais referência no Brasil, como o Hospital Israelita Albert Einstein, já uti lizam a TAA como forma de humanização do cuidado. “A preocupação mais comum em relação à TAA é de que os bichinhos possam transmitir alguma doença para os pacientes, mas se os animais estiverem com a saúde em dia, vacinados, banhados e com controle de parasitas, os benefícios são inquestionáveis”, aponta a infectologista.

Transita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 501/2015, que regulamenta a TAA,
referenciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns cuidados são essenciais para que terapia seja, realmente, eficaz. “O princípio da TAA não é indicado em casos de pacientes imunodeprimidos, em isolamento, alérgicos, com feridas abertas ou outras situações que possam se agravar devido ao contato com o animal”, alerta Carolina.

Além disso, segundo a médica, a estrutura hospitalar precisa estar preparada para que haja a TAA. “É importante haver uma política institucional formal, com os colaboradores-chave envolvidos, profissionais familiarizados com a terapia, preparo da equipe e do setor para o processo de higienização após a visita”, esclarece.

Veja também

Cão terapia!18/12/19 Golden Retriever transforma vida do pequeno Gabriel, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) A família Reis Pereira, de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, encontrou uma terapia especial para ajudar no tratamento do filho Gabriel, de seis anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA): eles adotaram a Amora como nova integrante da família. A cachorra da......
Cuidado com a Leishmaniose Canina06/09/17Dive/SC participa de investigação de caso confirmado de leishmaniose visceral canina em Chapecó. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) informa que uma equipe da Gerência de Zoonoses está apoiando a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó......
Cuidados com animais no verão04/01/18Atenção deve ser redobrada em dias de calor intenso. Alguns animais de estimação merecem atenção durante os dias quentes e secos neste período do ano. Dicas simples como ter o acesso fácil para água e evitar a caminhada em horários com o sol muito forte......

Voltar para NOTÍCIAS