Postado em 01 de Abril de 2019 às 14h42

Música para o coração

Vida Saudável (34)

As notas musicais acalmam a mente e o corpo e podem ser grandes aliadas quando se trata da saúde, principalmente de pessoas hipertensas segundo pesquisa

Por Tuanny de Paula

A música movimenta as pessoas. A combinação de ondas sonoras proporciona diversos sentimentos dentro da gente. Alegria, tristeza, exaltação. O coração acelera e se acalma com as batidas da canção. E se você acha que a música é só uma alternativa para relaxar, está redondamente enganado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, no Ceará, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University, da Inglaterra, a música proporcionou efeitos positivos, em curto prazo, sobre a resposta do controle da frequência cardíaca induzida por anti-hipertensivos.

O estudo acompanhou por dois dias 37 indivíduos com hipertensão controlada. Quatorze homens e 23 mulheres, que foram tratados no primeiro dia com medicamento anti-hipertensivo. Os parâmetros cardiovasculares foram monitorados durante uma hora após a administração do remédio, enquanto ouviam música por meio de um fone de ouvido.

A playlist contava com músicas como ‘Someone like you - piano instrumental’ e ‘Hello - piano instrumental’, da cantora Adele; ‘Electra’ da banda Airstream; ‘Amazing grace [my chains are gone] - versão instrumental’, de Chris Tomlin e ‘Watermark’, da musicista Enya.

No outro dia, os pacientes realizaram o mesmo procedimento da pesquisa, porém mantiveram o fone de ouvido desligado. "Observamos que a música melhorou a frequência cardíaca e os efeitos dos remédios anti-hipertensivos no período de até uma hora após a medicação", comenta o coordenador do estudo, Vitor Engrácia Valenti.

O relatório do estudo apontou, por meio de um método para detectar alterações do coração, que os medicamentos apresentaram respostas mais intensas sobre a atividade do coração quando os voluntários ouviam música. Assim, os pesquisadores concluíram que a música intensificou os efeitos benéficos dos anti-hipertensivos em curto prazo.

"Constatamos que a música erudita ativa o sistema nervoso parassimpático - responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma, como desaceleração dos batimentos cardíacos e diminuição da pressão arterial e da adrenalina e açúcar no sangue - e reduz a atividade do sistema simpático - que pode acelerar os batimentos cardíacos", explicou Valenti.

Veja também

Viver é mais que existir23/07/19 Qualidade de vida é o termômetro para medir o desenvolvimento das cidades. Qual é a febre da sua? Keli Magri Na hora de mudar de cidade, o que mais pesa na sua escolha? Oferta de trabalho? Segurança? Índices públicos de saúde? Acesso à educação? Mobilidade urbana? A quantidade de áreas verdes? Praias? Espaços para lazer? E se......
Combate ao Alcoolismo18/02/19Dia marca a luta contra a dependência do álcool. Nesta segunda-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, lembrado como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. De acordo com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – iNESCO, cerca de 15% da......
Baixas temperaturas favorecem o surgimento de doenças respiratórias21/05/18O frio chegou e com ele também as famosas doenças do inverno. Resfriados, gripes, sinusites e asma são algumas das enfermidades comuns da estação. A mudança de temperatura, em especial no inverno, causa maior irritação e infecções das vias aéreas superiores (IVAS). Segundo o otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Kohler, essa influência acontece, pois ficamos......

Voltar para NOTÍCIAS