ONU lança pesquisa em formato de game sobre crise climática
O Mission 1.5 é uma espécie de game que coloca em prática uma investigação a nível global sobre a ação climática. O nome tem a ver com a meta – firmada no Acordo de Paris (assinado por 195 países) - de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius.
A proposta é estimular as pessoas a perceberem seu papel no futuro do planeta.
O “jogador” deve votar nas ações climáticas que mais geram preocupação, baseado em perguntas do tipo: o que o seu país deveria fazer com a rede de transportes para ajudar a melhorar a crise climática? O que os governos deveriam fazer com as fazendas e produção de alimentos para melhorar a crise climática?
As informações coletadas serão transmitidas aos países membros da Organização das Nações Unidas para que levem em conta essas informações ao formularem políticas relacionadas ao meio ambiente.
Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o game tem alcance potencial de 4,4 mil milhões de pessoas. Os dados serão analisados pela Universidade de Oxford. O projeto vai gerar subsídios para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), prevista para o final de 2020, na Escócia.