Postado em 17 de Abril de 2020 às 16h57

Mudanças Climáticas

Educação Ambiental (23)

ONU lança pesquisa em formato de game sobre crise climática

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente ONU lança pesquisa em formato de game sobre crise climática O Mission 1.5 é uma espécie de game que coloca em prática uma investigação a nível global sobre a...

O Mission 1.5 é uma espécie de game que coloca em prática uma investigação a nível global sobre a ação climática. O nome tem a ver com a meta – firmada no Acordo de Paris (assinado por 195 países) - de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius.

A proposta é estimular as pessoas a perceberem seu papel no futuro do planeta.

O “jogador” deve votar nas ações climáticas que mais geram preocupação, baseado em perguntas do tipo: o que o seu país deveria fazer com a rede de transportes para ajudar a melhorar a crise climática? O que os governos deveriam fazer com as fazendas e produção de alimentos para melhorar a crise climática?

As informações coletadas serão transmitidas aos países membros da Organização das Nações Unidas para que levem em conta essas informações ao formularem políticas relacionadas ao meio ambiente.

Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o game tem alcance potencial de 4,4 mil milhões de pessoas. Os dados serão analisados pela Universidade de Oxford. O projeto vai gerar subsídios para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26), prevista para o final de 2020, na Escócia.

Agenda 2030

Aproveitando a onda dos jogos de tabuleiro, a ONU disponibiliza para download o Viva os Objetivos!, desenhado para crianças entre oito e 10 anos. A missão do jogo é ampliar a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como eles impactam a vida em sociedade e o que é possível fazer para ajudar a alcançar os 17 objetivos até 2030.

Estes objetivos fazem parte da Agenda 2030, plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. “É necessário que as gerações mais jovens sejam agentes fundamentais para um futuro melhor”, afirma a ONU.

Veja também

Destino correto09/11/17Seminário traz exemplos de como inovar com resíduos sólidos. Pode parecer pouco, mas separar o lixo corretamente já é uma grande contribuição para o futuro do planeta. A terça-feira (07/11) foi um dia especial na Unochapecó para refletir essa e outras questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade. A Universidade sediou o 3º Seminário Regional de Resíduos Sólidos e mostrou que sim, é......
Alunos de escolas e universidades participaram de mutirão de limpeza10/05/19A iniciativa Maré limpa na Resex tem o objetivo de sensibilizar banhistas sobre a destinação adequada do lixo Cerca de 200 quilos de resíduos foram recolhidos por cem voluntários que participaram, no dia 04 de maio, da 4ª edição da atividade “Maré Limpa na Resex”, realizada na Praia de Itaipu, na Região......
Brasil Sem Frestas20/01/20 Iniciativa transforma embalagens de papel em revestimento térmico para casas e muda a realidade de centenas de famílias em 36 cidades do Brasil Por Angela Piana Era setembro de 2009, uma noite de tempestade na cidade gaúcha de......

Voltar para NOTÍCIAS