Postado em 12 de Fevereiro de 2019 às 15h32

Lançado Movimento Lixo Zero Chapecó

Resp. Ambiental (35)

Decreto estabelece que a Prefeitura de Chapecó e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero, até 2020.

A Prefeitura de Chapecó apresentou na manhã desta terça-feira (12) à todas as entidades empresariais, de classe, educacionais, sindicais, culturais ou que representam qualquer tipo de movimento econômico no município o lançamento do Movimento Lixo Zero, no Centro de Eventos Plinio Arlindo De Nes.

Durante o ato, o prefeito Luciano Buligon ressaltou que cada cidadão deve fazer a sua parte para trazer melhorias para Chapecó. “Nós produzimos, pelo menos, meio quilo de lixo por dia. Se todos nós entendermos que, além do orgânico, também produzimos resíduo reciclável e podemos dar uma destinação correta ao nosso lixo, nós teríamos uma economia, no final do ano, de R$ 5 milhões. Entretanto, o mais importante não é isso, mas sim que evitaríamos situações como alagamentos na cidade – causados por entupimentos de bocas de lobo por resíduos descartados incorretamente – e tantos outras situações que, infelizmente, são corriqueiras”, refletiu.

No decorrer da coletiva, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, alertou para o impacto que o movimento pode ter no município. “É uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, que envolve governo, indústria e consumidor. Chapecó já está no caminho certo, com 14 associações de catadores de materiais recicláveis e 179 pessoas envolvidas na coleta de resíduos sólidos urbanos. Cabe a cada um se perguntar sobre os resultados das suas ações sobre essa cadeia”, questiona.

Ao final do evento, Buligon assinou um Decreto, estabelecendo que, até 2020, a Prefeitura e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero e que, até 2030, a cidade de Chapecó como um todo, de forma geral e irrestrita, se tornará efetivamente uma cidade Lixo Zero.

Lixo Zero

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. Visa a redução ou mesmo o fim do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Uma gestão Lixo Zero e? aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que e? a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

No processo de conscientização, busca envolver as organizações e difundir estes quatro princípios:

  • REPENSAR: Acabar com a ideia de que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum materiais que poderiam ser reciclados.
  • REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. Por exemplo, pode-se usar os dois lados das folhas de papel.
  • REDUZIR: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, usar residuários e contêineres para acomodar os materiais.
  • RECICLAR: Aproveitar a matéria-prima do resíduo para reproduzir o mesmo ou fabricar outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

Veja também

Tampinhas do bem!20/01/20 Em vez de irem para o lixo, tampas de plástico subsidiam ações de proteção animal em iniciativas de ONGs e associações Brasil afora Por Angela Piana A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos. Além das condições......
Prédio em Cuiabá é eleito o mais sustentável da América09/04/18Edifício brasileiro vence duas categorias do Breeam Awards 2018, em Londres. O prédio brasileiro do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018. Realizado em Londres, em março, a......
8º Fórum Mundial da Água acontece em Brasília21/03/18Até sexta-feira (23), participantes terão oportunidade de mostrar produtos e serviços e fechar negócios. Na manhã desta segunda (19), da cerimônia oficial de abertura do 8º Fórum Mundial da Água, que começou no domingo (18), com o lançamento da Expo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.......

Voltar para NOTÍCIAS