Postado em 09 de Junho de 2017 às 10h41

Extinção das abelhas é uma ameaça também a nós

Espaço Animal (14)

Atuação das abelhas resulta em um terço da produção de alimentos e interfere em 35% das colheitas em todo o planeta.

Reza a lenda que Albert Einstein disse certa vez que "se as abelhas morrerem, os humanos morrerão em seguida nos próximos anos". Certo ou errado, o fato é que a diminuição considerável da população das abelhas tem deixado cientistas do mundo todo muito preocupados.

Em outubro de 2016, o instituto norte-americano US Fish and Wildlife Service (FWS) acrescentou as abelhas na lista de espécies em extinção. E você pode se perguntar, o que eu tenho a ver com isso? Muito. Esses insetos não são apenas responsáveis pela fabricação de mel, mas também por boa parte da nossa alimentação. Isso porque as nossas amiguinhas operárias servem como órgão sexual de diversas plantas, realizando a polinização de boa parte das frutas e verduras.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a atuação das abelhas resulta em 1/3 da produção de alimentos e interfere em 35% das colheitas em todo o planeta. Além disso, 87,5% das espécies de plantas com flores precisam de polinizadores (insetos, aves, mamíferos) para gerarem frutos e sementes sadios. “Os polinizadores são tão importantes que 75% da alimentação humana depende, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. Sem eles, as plantas dependentes não se reproduzem, e a abelha do mel (Apismellifera) é o polinizador de importância agrícola mais utilizado no mundo”, explicou o secretário federal de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente De acordo com informações da Revista Exame, de 2012 para 2013, 31% das abelhas dos EUA tinham desaparecido; na Europa, naquele período, o número chegou a 53%; e no Brasil, a...

De acordo com informações da Revista Exame, de 2012 para 2013, 31% das abelhas dos EUA tinham desaparecido; na Europa, naquele período, o número chegou a 53%; e no Brasil, a quase 30%. Das 25 mil espécies conhecidas, sete já estão ameaçadas de extinção.

Especialistas ainda discutem o que pode estar ocasionando esta diminuição na população mundial das abelhas, e os fatores mais apontados são poluição, incêndios florestais e o uso excessivo de agrotóxicos.

Para entender mais sobre o tema e suas consequências mundiais, o site alemão Kurzgesagt, com apoio da Academia Australiana de Ciência, fez um vídeo explicando o chamado "distúrbio do colapso das colônias" e suas consequências.

Veja também

Encantador de cavalos22/12/17A interação com o animal traz resultados cada vez mais surpreendentes na reabilitação e reeducação do ser humano. Por Carol Bonamigo Felipe tem 10 anos e o pouco controle que tem sobre o próprio corpo utiliza para salientar suas emoções. É com um largo sorriso que ele demonstra o quanto está feliz por estar junto da sua amiga Lua. Da mesma forma, a égua da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (Apae) retribui, com muita calma. Uma vez por......
Cuidados com animais no verão04/01/18Atenção deve ser redobrada em dias de calor intenso. Alguns animais de estimação merecem atenção durante os dias quentes e secos neste período do ano. Dicas simples como ter o acesso fácil para água e evitar a caminhada em horários com o sol muito forte......
Homeopatia no tratamento de animais05/07/18Homeopatia é alternativa mais barata e saudável para produtores catarinenses no tratamento de doenças dos animais. De forma diluída e em pequeníssimas doses, medicamentos naturais estão trazendo benefícios aos bovinocultores de Santa Catarina. Desde 2015, a Epagri entrou com o projeto de homeopatia como alternativa para o tratamento de......

Voltar para NOTÍCIAS