Postado em 10 de Maio de 2019 às 11h27

Alunos de escolas e universidades participaram de mutirão de limpeza

Educação Ambiental (23)

A iniciativa Maré limpa na Resex tem o objetivo de sensibilizar banhistas sobre a destinação adequada do lixo

Cerca de 200 quilos de resíduos foram recolhidos por cem voluntários que participaram, no dia 04 de maio, da 4ª edição da atividade “Maré Limpa na Resex”, realizada na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. Promovida pela Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu) e pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca, a ação teve o objetivo de sensibilizar os banhistas sobre a importância da destinação ambientalmente adequada do lixo.

O mutirão de limpeza foi realizado por mergulhadores voluntários no fundo do mar, próximo ao costão rochoso, e na areia da praia por alunos de escolas municipais da região e de universidades como a Universidade Federal Fluminense (UFF), guarda-parques do Parque Estadual da Serra da Tiririca e da Resex de Itaipu, dentre outros.

“O objetivo desta ação não é acabar hoje com todos os resíduos nas praias e nos mares, mas provocar uma reflexão nas pessoas. Um ato simbólico, mas com ações efetivas”, ressaltou o gestor da Resex Itaipu, Carlos Martins.

A Reserva Extrativista Marinha de Itaipu é a primeira unidade de conservação estadual dessa categoria e abrange a área marinha adjacente às praias de Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e a Lagoa de Itaipu. Na Resex está assegurada a pesca praticada por pescadores de forma tradicional.


*Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Inea 

Veja também

Lixo Zero03/06/20 A Revista Servioeste apresenta ideias simples de pessoas e instituições engajadas na busca por um mundo mais saudável. Hoje, você vai conhecer a iniciativa do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Chapecó/SC. Lixo Zero Copos plásticos não existem mais, assim como as lixeiras foram extintas das salas. A emissão de documentos......
A Vida no fundo do Mar13/10/17Maior aquário marinho da América do Sul de portas abertas no Porto do Rio. O ecossistema marinho causa certo fascínio em muitas pessoas. É possível aprender sobre os oceanos e seus habitantes através de livros e documentários, por exemplo, mas nada se compara a experiência de observar de......

Voltar para NOTÍCIAS