Postado em 13 de Outubro de 2017 às 16h43

Lentes de contato para os dentes

Sorria! (8)

Novas técnicas na odontologia estética.

Reportagem: Katiane Marques

A odontologia estética é um conjunto de procedimentos personalizados com o objetivo de devolver a harmonia de um sorriso perfeito ao paciente. Cada vez mais a tecnologia tem proporcionado avanços para aperfeiçoar esses procedimentos, permitindo um resultado final muito natural.

Atualmente, a grande procura nas clínicas odontológicas são as lentes de contato para dentes. Amplamente utilizadas nos Estados Unidos e Europa, as lentes estão fazendo cada vez mais sucesso entre celebridades e pacientes que buscam um tratamento rápido, indolor e com grande resultado estético. A técnica consiste na aplicação de facetas cerâmicas altamente resistentes sobre a superfície dos dentes, com mínimo ou nenhum desgaste dental e dispensando o uso de anestesia.

De acordo com o implantodontista e reabilitador oral, Marcelo Goldoni, materiais inovadores como as cerâmicas E-max e as Feldspaticas, tornam excelente o resultado de uma reabilitação oral estética. “Afinal, é aliando uma técnica de excelência a materiais de qualidade que se obtém sucesso na odontologia”, explica o profissional.
As lentes de contato são indicadas para pacientes que necessitam de correção da forma dental, dentes fraturados, escurecidos, levemente desalinhados e com defeito no esmalte. A colocação de lentes deve seguir um protocolo específico e alguns critérios de indicação. O nome lentes de contato para os dentes tornou-se popular entre os profissionais da odontologia estética devido à micro espessura das lâminas.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Elas são extremamente finas, medindo entre três e cinco milímetros. São utilizadas tanto em finalização de grandes reabilitações orais com implantes...

Elas são extremamente finas, medindo entre três e cinco milímetros. São utilizadas tanto em finalização de grandes reabilitações orais com implantes e coroas, quanto em pacientes que necessitam de pequenos ajustes do sorriso, como nos casos de dentes muito pequenos ou quando um dos dentes destoa dos demais em cor ou tamanho. E o que aprimorou a confecção das lentes de contato foi a chegada de uma grande novidade que representa um avanço na odontologia estética, o Digital Smile Design (DSD). Consiste em uma técnica através de fotografias, que possibilita transportar medidas extremamente precisas da boca para a imagem virtual. O objetivo é analisar a face como um todo para que o novo sorriso se harmonize perfeitamente com as características do rosto, permitindo que o paciente visualize o resultado final antes mesmo de iniciar os procedimentos, proporcionando uma melhor comunicação entre paciente e profissional.

Através da moldagem das arcadas ou por meio do escaneamento 3D, o protético constrói as lâminas de porcelana que serão posteriormente cimentadas na superfície dental, ou seja, as lentes são coladas. Sem uso de anestesia, de maneira rápida e precisa.

Reabilitar e devolver a estética de um sorriso é um tratamento que envolve o comprometimento tanto do profissional quanto do paciente e depende de diversos fatores, entre eles o estabelecimento da saúde bucal e gengival, esclarece Goldoni.

Já os cuidados do paciente após a reabilitação são simples. Deve-se fazer a higiene oral (escovação) sempre após as refeições, usar fio dental e fazer bochechos com antisséptico bucal. Outro cuidado muito importante é evitar alimentos duros sobre as lentes. Se bem cuidadas pelo paciente, as lentes de contato podem durar muitos anos, até décadas.

Com uma equipe altamente especializada, Marcelo Goldoni atua há 22 anos em reabilitação oral e implantes. Em constante aprendizado e oferecendo o que há de mais moderno em tecnologia para tratamentos orais, realiza atendimento em duas clínicas, em Porto Alegre e Canoas, ambas no Rio Grande do Sul.

Veja também

Estudos testam eficácia de produtos para clareamento25/09/19 Pesquisas revelam que tiras e cremes dentais clareiam de forma mais rápida, porém efeitos colaterais colocam uso em xeque Por Tuanny de Paula Já diz o ditado popular: “o sorriso é a porta de entrada para o sucesso”. E para muitos, seja por estética ou bem-estar, ele tem de estar alinhado e branco. Nos últimos anos, a fixação por dentes......
Saúde Bucal30/06/20 Ministério da Saúde realiza nova edição de estudo epidemiológico A investigação Saúde Bucal (SB Brasil 2020), adiada deivido à pandemia, pretende examinar cerca de 30 mil brasileiros......
Solução para um rosto magro12/06/17Em busca da fisionomia perfeita, pessoas recorrem à cirurgia estética para afinar a face. Não é de hoje que os procedimentos estéticos têm ganhado espaço entre as pessoas. Para muitos, o bisturi é a solução encontrada para alcançar a aparência desejada. Segundo a......

Voltar para NOTÍCIAS