Postado em 22 de Abril de 2019 às 16h15

Dia do Planeta Terra

Resp. Ambiental (35)

O Dia do Planeta Terra foi criado para conscientizar a humanidade sobre as maravilhas da grande esfera azul

Por Tuanny de Paula

Com uma rotação de 24 horas contínuas, o Planeta Terra estabelece a movimentação dos humanos a todo momento. Enquanto um lado está aproveitando o calor solar, o outro desfruta da luz lunar. A grande bola azul do universo faz com que a vida humana viva e sobreviva. E para lembrar da importância disso, desde 22 de abril de 1970, começou-se a celebrar o Dia do Planeta Terra.

A data serve para refletir e conscientizar a população sobre as marcas que deixa no mundo, pois elas surtem efeitos a curto, médio e longo prazo e estão cada vez mais preocupantes. Aquecimento global, efeito estufa, desastres naturais, dentre tantos outros acontecimentos são avisos da natureza para o que está acontecendo. 

Queira ou não, pautas como a sustentabilidade precisam e ganham espaços nos debates da sociedade. São discutidas soluções ambientais, sociais e econômicas que auxiliam na preservação da vida na Terra e consequentemente no bem-estar da população.

Segundo a organização WWF Brasil (World Fund for Nature), existem diversas formas de contribuir para a preservação do meio ambiente com um estilo de vida mais equilibrado. Dentre essas atitudes estão a alimentação e o consumo, que podem ser reduzidos para evitar sobras que serão descartadas como lixo.

O transporte também é uma atitude apontada pela organização. Os automóveis são os maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa. Por isso, cada vez mais as bicicletas e veículos alternativos estão ganhando espaços nas casas e ruas das cidades.

O cultivo de árvores e hortas caseiras também são ações que podem ser pensadas e realizadas pela população. A árvore é um elemento simbólico do Dia da Terra e as plantas têm um papel fundamental para o meio ambiente, pois são capazes de reter dióxido de carbono, diminuir a poluição do ar, além de nos oferecer alimentos e sombra.

Veja também

Implicações do descarte indevido de efluentes11/05/20Além de crime ambiental, a ação tem consequências à saúde Resíduos e efluentes gerados pelas atividades domésticas, industriais, do agronegócio e de serviços de saúde necessitam ser tratados por processos técnicos, de forma a garantir a integridade do meio ambiente e da população. Esgoto não tratado, lixões a céu aberto, poluição e descarte incorreto de resíduos podem......
8º Fórum Mundial da Água acontece em Brasília21/03/18Até sexta-feira (23), participantes terão oportunidade de mostrar produtos e serviços e fechar negócios. Na manhã desta segunda (19), da cerimônia oficial de abertura do 8º Fórum Mundial da Água, que começou no domingo (18), com o lançamento da Expo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.......
Saneamento Básico26/06/20 Senado Federal aprova PL que atualiza o marco regulatório do saneamento básico Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado foram responsáveis por foram 346,5 mil internações hospitalares em 2016,......

Voltar para NOTÍCIAS