Postado em 30 de Abril de 2018 às 14h33

Congresso de Secretarias de Saúde de Santa Catarina

Gestão de Saúde (33)

68ª edição do evento inicia nesta quarta-feira (2), em Chapecó/SC.

Entre os dias 2 e 4 de maio, acontecerá em Chapecó/SC, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, o 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. Organizado pelo COSEMS SC – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Santa Catarina, com apoio da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, o evento é direcionado para gestores municipais, prefeitos, técnicos das prefeituras, técnico da Secretaria de Estado da Saúde e público em geral.

De acordo com o Presidente do Cosems, Sidnei Bellé, o principal objetivo do evento é debater as necessidades de aprimoramento do setor e promover o debate sobre os rumos da saúde pública da região e do país. Ele explica que o conselho é uma entidade que representa potencialmente os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários Municipais de Saúde como membros-efetivos. Bellé explica que foi escolhida a cidade de Chapecó para realização do evento por ser uma cidade em pleno desenvolvimento e referência em saúde para todo o grande oeste. “Além disso, pela importância de levar o evento para o oeste catarinense que possui grande parte dos municípios catarinenses”, destacou.

Ele explica que o objetivo do evento é debater assuntos pertinentes a gestão do Sistema Único de Saúde, pautando assuntos que estão em voga no momento atual e prestigiando experiências da gestão municipal de saúde em Santa Catarina. “Estarão na pauta assuntos como o Financiamento em Saúde, informatização, assistência farmacêutica, Atenção Básica, Vigilância e Regulação em Saúde e Mostra Catarinense de boas experiência municipais”, comentou.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição pelo formulário online

1ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS

Haverá a 1ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS. Foram inscritos 203 trabalhos referentes à 72 municípios. Os trabalhos foram pré-selecionados por avaliadores externos, que tomaram como base os critérios estabelecidos por edital. Os critérios seguidos, por sua vez, tomam como base as normativas da Mostra Nacional. Foram pré-selecionados 40 trabalhos que irão ser apresentados oralmente no dia 2 de maio dentro do 68º Congresso do COSEMS – SC, para posterior seleção dos 21 trabalhos a serem classificados para a etapa nacional. Na segunda etapa de classificação os trabalhos serão avaliados pelas profissionais Bianca de Sousa Valverde (Médica) e Fernanda Cardinalli (Enfermeira e Psicóloga), além de representantes das Universidades Unoesc, Unochapecó, Udesc e UFFS. 

Práticas integrativas

Uma das atividades que os participantes do 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina poderão participar serão as práticas integrativas. Organizado pela Secretaria de Saúde de Chapecó, serão oferecidas, através de agendamento, sessões de acupuntura, reiki, massoterapia e auriculoterapia. As Práticas Integrativas foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) como práticas de medicina integrativa e complementar. Ao todo, o SUS oferece aos pacientes 29 procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo sistema público de saúde. 

Veja também

Resíduos de serviços de saúde em meio à pandemia08/07/20 Tratamento é fundamental para mitigar transmissão do novo coronavírus Em março, no início da pandemia de covid-19, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estimava crescimento de 10 a 20 vezes no volume de resíduos hospitalares. Porém, balanço divulgado em abril apontou......
Doação de Órgãos04/01/18Santa Catarina mantém liderança de doações no País. Santa Catarina continua liderando o ranking no número de doações de órgãos para transplantes no País. O estado consolidou um sistema de transplantes que é referência também internacional. Segundo......
Dia Nacional de Combate ao Fumo29/08/18Tabagismo está ligado a diversos casos de câncer e doenças respiratórias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil......

Voltar para NOTÍCIAS