Postado em 09 de Junho de 2017 às 15h51

Alimentos que combatem o estresse

Vida Saudável (34)

As circunstâncias do nosso cotidiano criam situações de estresse. Porém, uma alimentação balanceada pode ajudar a manter o temperamento controlado.

O estresse pode ser desencadeado por situações adversas, quando a pessoa encontra-se em um momento de constante pressão e esgotamento emocional. A longo prazo, um caso de estresse crônico pode acarretar problemas graves para a saúde, como hipertensão e infarto, além de comprometer o sistema imunológico, aparelho gastrointestinal e até nos músculos.

O processo fisiológico do estresse envolve desde a avaliação do chamado evento (ou possível situação de estresse), que é realizada pelo córtex cerebral até as bases fisiológicas e fisiopatológicas do estresse responsáveis pelo alerta de uma situação de perigo e pela liberação de adrenalina e corticoide na corrente sanguínea.

A especialista em Nutrição Clínica, Marta Nichelle Amaral, explica que uma alimentação balanceada pode auxiliar no controle desta sensação, juntamente com atividades físicas e boas noites de sono. “A alimentação é a nossa principal aliada quando pensamos em bem-estar. Ela não apenas nutre o nosso organismo, mas é responsável pelo bom funcionamento dele, além de ser utilizada como tratamento de muitas patologias”, afirma.

Para a nutricionista, o bem-estar está diretamente ligado aos nutrientes ingeridos e hormônios produzidos – como a endorfina e a serotonina, neurotransmissores responsáveis por regular o nosso humor, dentre outras funções. “Não conseguimos ingerir serotonina, mas através da nossa alimentação podemos consumir nutrientes que vão auxiliar na sua produção. O aminoácido triptofano, presente nas proteínas de origem animal e vegetal, e as vitaminas do complexo B são exemplos desses nutrientes”, exemplifica Marta.

Revista Servioeste Saúde e Meio Ambiente Leguminosas, como feijão e ervilha, apresentam bons níveis de triptofano, que ajuda na formação da serotonina. Assim como as leguminosas, a banana também é rica...

Leguminosas, como feijão e ervilha, apresentam bons níveis de triptofano, que ajuda na formação da serotonina. Assim como as leguminosas, a banana também é rica neste aminoácido. Além disso, possui vitaminas do complexo B e outros nutrientes, como o potássio.

Os ovos são benéficos por possuírem proteínas, vitaminas e aminoácidos que estimulam a produção de serotonina no organismo.

Peixes apresentam a riqueza em ômega 3, que ajuda a melhorar o controle das emoções e do humor, reduzindo a ansiedade.

O chocolate meio amargo também possui seu potencial benéfico. O doce é antioxidante e ajuda a nivelar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.

Veja também

Dia Mundial de Luta contra a Aids01/12/17HIV entre adultos jovens cresce 43% em Santa Catarina nos últimos três anos, alerta Secretaria da Saúde. No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) alerta para o crescimento do número de casos de infeções pelo HIV, o vírus da Aids, especialmente entre os adultos jovens. Desde 2014, quando a infecção pelo HIV passou a ser de notificação obrigatória, o número......
Horta na Calçada21/07/17Curitiba autoriza cultivo de horta na calçada e prática deve ser regulamentada em breve. Uma horta cultivada na calçada no bairro Cristo Rei, em Curitiba, foi alvo de denúncias de alguns moradores insatisfeitos, que alegaram que ela atrapalhava a passagem e que era irregular, já que estava localizada numa área......

Voltar para NOTÍCIAS